Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Gabriel Bortoleto, campeão da F2 2024

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

O jovem piloto nacional fez história novamente em sua primeira e última temporada da Fórmula 2, que antecede a categoria da Fórmula 1, a principal do automobilismo. Poucos pilotos conseguiram ser campeões em seu ano de estreia na F2, em que temos nessa lista nomes como Charles Leclerc, Oscar Piatsri e George Russell. Agora, Gabriel Bortoleto entra nessa lista também, conseguindo ser campeão tanto da F3 como da F2 no ano de estreia. Para termos uma ideia da dificuldade desse feito, Felipe Drugovich, outro piloto brasileiro campeão na Fórmula 2, só conseguiu isso em seu terceiro ano pilotando na categoria. Bortoleto mostrou ao longo da temporada muita garra e desbancou outros favoritos ao troféu, garantindo assim também uma vaga na Fórmula 1, na equipe Sauber.


Pilotando o carro amarelo da Invicta Racing, o piloto nacional teve muita sabedoria para conseguir usar o campeonato ao seu favor, pois mesmo não sendo o que mais venceu corridas no ano, soube trabalhar com o regulamento, mantendo sua regularidade para ser aquele que mais pontuou na temporada. Outro ponto interessante dentro da Fórmula 2, a categoria trazia muitas etapas com duas provas, sendo uma delas a corrida Sprint. Bortoleto já começou o ano cravando uma pole position na estreia em Bahrein, mas que terminou com a vitória do barbadiano Zane Maloney. No inicio da temporada, Gabriel estava longe de ser um dos favoritos a ser campeão, tanto que outro brasileiro, Enzo Fittipaldi, ganhou uma corrida na Arábia Saudita. Outra sensação da F2 foi o argentino Franco Colapinto, que ganhou em Imola, e tinha um hype tão grande e cima dele, que foi levado a correr as últimas provas da temporada da Fórmula 1. Enquanto isso, Gabriel ia somando pontos importantes para estar entre as primeiras posições do campeonato, como a segunda colocação em Imola, Mônaco e Bélgica.

Outros pilotos foram se destacando ao longo do ano, como o inglês Oliver Bearman que ganhou algumas provas Sprint, e a sensação Kimi Antoneli, que apesar de tanta fama em cima dele, apenas venceu uma Sprint em Silverstone. Quando a temporada foi se afunilando, os dois pilotos que foram disputando o título corrida a corrida foram Gabriel Bortoleto e o francês Isack Hadjar. O francês, que pilotava o carro da Red Bull, venceu as provas da Hungria, Austrália, Ímola e a Sprint da Bélgica. Acontece que Hadjar teve muitas falhas em momentos decisivos, enquanto Gabriel se mantinha firme. O brasileiro venceu a sua primeira corrida na Áustria, no circuito da Red Bull. Mas a sua corrida mais impressionante foi em Monza, quando saindo da última colocação, fez uma prova incrível, ganhando e fazendo história na Itália. Em Doha, Bortoleto também venceu, mas sendo punido por uma infração, acabou caindo para o terceiro lugar. A corrida do título acabou sendo em Abu Dhabi, e já na largada Hadjar errou, então com isso, Bortoleto dirigiu mais tranquilo e ao cruzar na segunda colocação, se tornou campeão da Fórmula 2. Gabriel foi abraçado pela equipe e por seu agente, Fernando Alonso, e terminou dando uma entrevista em que dedicou o campeonato a todo povo brasileiro. Com seu capacete amarelo, tivemos nostalgia ao ver novamente um piloto brasileiro sendo campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA