O mundo dos consoles começou a muitos anos atrás, e quando falamos sobre Vídeo Games, pelo menos no Brasil logo iremos nos lembrar do Atari, que foi um clássico Console que fez muito sucesso em nosso país, começando muito antes do próprio lançamento do Atari por aqui, com um grande comércio de jogos piratas e Consoles feitos por aqui mesmo. Pois bem, antes de chegar no nosso Brasil, o Atari teve como inspiração o famoso jogo de Arcade, chamado "Pong". Era um game de tênis bem simples, mas que atraia a atenção das pessoas. A marca foi fundada em 1972, por Nolan Bushnell e Ted Dabney. O nome Atari é uma inspiração no jogo de tabuleiro japonês chamado "Go", sendo um golpe de ataque dentro do jogo. O seu visual é bastante retro e muito bonito, com cores marrom e preto.
Atari, onde tudo começou
sábado, 11 de janeiro de 2025
Apesar de sua criação nos anos setenta, a empresa passou anos buscando desenvolver os seus games, encontrando sucesso no "Pong", que era uma febre no Arcade. Mas após a contratação do desenvolvedor Jay Miner, finalmente em 1977 era lançado o primeiro Console da marca, chamado Atari 2600, que acabou sendo um sucesso, contando com os seus primeiros jogos, "Indy 500", "Street Racer" , "Combat", entre outros. A Warner, vendo uma oportunidade, havia comprado parte da Atari, e estava buscando entrar de cabeça no mundo dos Vídeo Games. Buscando fazer um grande barulho, a Atari investia em grandes celebridades para fazer o lançamento de jogos esportivos, entre eles o rei do futebol, Pelé, que fez o comercial do lançamento do jogo "Pelé Soccer". Apesar do sucesso inicial, a marca enfrentava crises, pois as vendas começaram a cair, precisando de uma ajuda da Warner, enquanto também crescia a concorrência com o lançamento do Console Odyssey, que acabou sendo um grande campeão de vendas. Enquanto isso, no Brasil algumas empresas próprias faziam suas versões piratas do Console Atari, com diversas empresas paralelas lançando os jogos que eram lançados nos Estados Unidos.
De forma oficial o Atari só chegou o Brasil em 1982, muitos anos depois do sucesso nos Estados Unidos, e conseguiu também obter sucesso, enquanto a marca vivia anos de turbulência em seu páis de origem. O que nos chama a atenção era o número de jogos desenvolvidos, sendo uma variedade de estilos, indo de esportes a jogos baseados em filmes. Tudo porque a Warner queria que suas produções do cinema se transformassem em jogos para as crianças se divertirem. Um dos grandes lançamentos foi o jogo do "Superman", aproveitando a estreia do filme do homem de aço. A crise da Atari começou por não dar os cr´ditos aos criadores dos jogos, causando uma saída de seus principais programadores. A variedade de games era enorme, contando com um arsenal composto por "Baskteball", "Brekout", "Diver", "River Raid" e "Pitfal", um dos meus favoritos. A Atari sofreu quando lançou o jogo do filme "ET- O Extraterrestre", sendo um fracasso de vendas, gerando muitas criticas por ser muito ruim. Muitos Consoles e jogos encalhavam nas lojas, surgindo até a lenda verdadeira da empresa enterrando grande parte de seu material. Na década de oitenta o grande sucesso foi "Space Invaders", que era um game japonês. Com a crise nas vendas, foi lançado o Atari Jr em 1985 e 1986 o Atari 7800. Tudo terminou após o fracasso do Atari XE, com a empresa encerrando a fabricação de Consoles. A Atari encerrou em 1992, mas com ais de 30 milhões de jogos vendidos e uma explosão no mundo dos Vídeos Games, marcando uma geração, principalmente o no Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário