Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

The Beatles- Yellow Submarine

sábado, 28 de dezembro de 2024

Esse é o álbum que veio bastante fora do tom, tanto em relação a data de lançamento como também de sua divulgação. Com o lançamento da animação "Yellow Submarine", a banda inglesa acabou por contrato tendo que realizar a gravação de quatro músicas inéditas para compor o disco. Além disso, eles haviam acabado de gravar o álbum branco que foi de fato o grande lançamento dos Beatles naquele período. Com diversas experimentações, encontramos músicas psicodélicas e instrumentos de sopro nas músicas. "Yellow submarine" foi lançado em 1969, ganhando força e mais animo quando finalmente houve o lançamento da animação. Ainda assim, essa produção não é a das mais lembradas, mas como tudo o que o Beatles lançava, ganhou muito valor com o passar do tempo.


Tudo começa com a canção tema, "Yellow submarine", cantada pelo baterista Ringo Star. A letra nos fala sobre uma aventura no fundo do mar a bordo do submarino amarelo, com os amigos presente na embarcação. Temos diversos instrumentos de marchinha e sopro que acabam compondo a parte instrumental da música. Em seguida, George Harrison canta "Only a nothern song", que havia sido escrita pelo guitarrista anos antes, mas só agora encontrava espaço. A letra também é uma critica de Harrison, que reclama de ser apenas um compositor contratado pela Nothern song. Seria já o inicio de um descontentamento de George em relação a sua posição dentro da banda? Paul MacCartney canta a marchinha repetida em "All together now", em que o cantor se baseou em uma frase que ele ouvia quando criança, em que todos eram convidados a cantar juntos uma canção. Paul anos mais tarde entendeu essa canção como um desperdício de tempo. "Hey Bulldog" é cantada por John Lennon, sendo minha favorita desse disco, onde ele descreve sobre a vida de um cachorro.

O álbum segue com "It's all too much", escrita por Harrison, conta com mais de seis minutos de duração, e tem diversas experimentações ao longo de seu tempo de execução, sendo uma viagem psicodélica da banda. Os Beatles regravaram a canção "All you need is love", que acabou sendo um dos hinos da banda, que segue falando sobre o amor e a necessidade dessa atitude e sentimento para termos um mundo melhor. A partir de então, o lado B do disco se trata de músicas instrumentais, todas orquestradas pelo produtor George Martin, sem nenhuma composição da dupla Lennon e MacCartney. A gravação teve presente uma orquestra de 41elementos em duas sessões de três horas, contando com lindas melodias, mas que pode afastar aqueles que gostam dos Beatles e seu som que já estamos acostumados. Apesar de Lennon reclamar de tudo isso anos mais tarde, podemos ver que abanda inglesa era rica em se adaptar aos mais diversos estilos e gêneros. George Martin se inspirou em clássicos, como por exemplo Mozart e Anton Webern. Apesar de tantas diferenças, se aproveitando do lançamento anterior do álbum branco, "Yellow submarine" conseguiu agradar a critica de modo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA