Sabemos o quanto é difícil ser um campeão mundial na Fórmula 1, e repetir a dose se torne ainda mais complicado. Imagine só vencer quatro vezes seguidas. Esse é o feito alcançado pelo holandês Max Verstappen, que dessa vez, mesmo sem ter o melhor carro conseguiu mostrar que é um piloto melhor que os demais Essa temporada de 2024 acabou sendo a mais disputada dos últimos anos, com mais de quatro pilotos conseguindo ganhar um Grande Prêmio no ano. Vimos também uma grande disputa entre as equipes para definir o campeão dos construtores, além de também vários novatos fazerem a sua estreia nas pistas com os carros da Fórmula 1.
Quando o ano começou, parecia que teríamos mais do mesmo, com Max logo vencendo as duas primeiras etapas, no Bahrein e na Arábia Saudita. Mas quando a Ferrari venceu na Austrália com Sainz vimos a competição no ano começando. Verstappen também estava conseguindo a pole position em todo GP, quase batendo o recorde de Senna, mas chegou apenas a alcançar o brasileiro, fazendo sete pole positions seguidas. Leclerc parecia que seria o grande rival da temporada, sendo regular na pontuação e finalmente vencendo em casa, no GP de Mônaco. Aos poucos a Red Bull foi perdendo o rendimento e Max deixava de vencer diversas etapas onde foi dominante no ano anterior, pois vimos Lando Norris vencendo e Miami, Russel na Áustria e Hamilton na Grã-Bretanha. As rivalidades também aumentaram nessa temporada, onde vimos Max e Russel tendo discussões, Lando Norris reclamando de Verstappen, e a disputa interna dentro da McLaren, pois Norris e Piastri possuíam os carros mais potentes do ano. Ainda assim, Max se mostrou sendo o melhor piloto do grid, mesmo sem ter o carro mais potente.
2024 acabou sendo a despedida de Lewis Hamilton da Mercedes, após longos anos de muita parceria, com o inglês vencendo também na Bélgica. Norris acabou não sendo um rival a altura, mostrando pura falta de experiência. Mesmo com o inglês conseguindo pole position em diversas provas, não conseguia fazer boas largadas, sempre ficando para trás quando a corrida começava. Max venceu sete GP no ano, colecionou confusões e penalizações, mas não deixou de ser aguerrido, principalmente em Interlagos, quando fez uma das melhores corridas de sua carreira, largando bem atrás e na chuva. A Fórmula 1 também nos proporcionou ver Fernando Alonso correndo seu GP de número 400 no México e muitos pilotos novatos estreando nas pistas, como a sensação argentina Franco Colapinto, que conseguiu marcar pontos dirigindo a Williams pela primeira vez na vida. No momento decisivo vimos que Verstappen era o mais preparado e sabia o caminho para a vitória, com Lando decepcionando por não conseguir bater de frente com o holandês. Max garantiu o tetra campeonato na corrida noturna de Las Vegas, apenas por marcar pontos e se tornar inalcançável aos demais. No campeonato de construtores a equipe campeã foi a McLaren, quebrando um tabu de muitos anos. Após uma temporada tão disputada, existe a expectativa de ainda mais equilíbrio no próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário