O rock estava morto em 2001? Bem, dizem isso até os dias de hoje, então naquela época o discurso era o mesmo, até que a novata banda de Nova York, The Strokes apareceu com um álbum que revolucionou a indústria da música naquele ano. Com um estilo diferente, aqueles jovens misturavam o passado com o presente daquele momento, criando assim na minha opinião o melhor álbum daquela década. Através da liderança de Julian Casablanca, a banda conquistou o mundo, teve seus videoclipes transmitidos sem parar na MTV, e fez da música "Last night" a mais tocada naquele ano. Quando "Is this it" foi lançado a critica começou a dizer que o rock renasceu, e um novo som tomou conta do gênero.
O som do The Strokes era mais sujo, trazia um ambiente de banda de garagem. Não era uma daquelas produções onde o som saia tudo limpinho, parecendo de uma banda Pop. Os nova iorquinos queriam trazer sujeira, e o som das guitarras se conectaram muito bem com a voz rouca de Julian, um dos melhores vocalistas da história do rock. Para nós brasileiros ainda havia uma noticia boa, pois o baterista, chamado Fabrizio Moretti era brasileiro. Ao falar de "Is this it", não da para deixar de lado "Last night", que virou um clássico tocado exaustivamente em todos os lugares. É uma música que serve para animar qualquer festa. Gosto da música "Barely legal", que emociona com seu refrão, sendo uma das melhores canções dessa produção. Quando falo de The Strokes acabo por me lembrar de minha juventude, e por isso considero essa banda americana uma das melhores que já existiram. Exagero? Acho que não, lembrando que eles eram conhecidos como a banda que iria salvar o rock.
"Someday" também foi muito tocada naqueles anos, se tornando um dos hits da banda, com seu ritmo dançante, que nos fala de uma certa nostalgia. "Alone together" traz uma forte energia em meio ao seu refrão. Mas a minha música favorita desse álbum e também da banda é "Hard to explain", que possuía um clipe muito legal, além de uma leveza em sua letra e sonoridade. Bandas de garagem não era algo inédito, mas os Strokes conseguiram repaginar o estilo e trazer junto com eles um novo grupo de outras bandas que também seguiram o mesmo caminho, como a banda Arctic Monkeys. Na polêmica "New york city cops" vemos a banda criticando a policia de Nova York. Como os integrantes da banda são de lá, acabam falando do assunto com muita naturalidade e autoridade. O álbum fecha com "Take it or leave it", que é ótima, agitada e conclui a produção muito bem. "Is this it" é alvo de discussão em muitos lugares, onde as opiniões sobre ele se dividem. Como disse, na minha opinião ele marcou uma nova etapa do rock, e é sim o melhor álbum daquela década, me perdoem os críticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário