Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A épica Batalha do Apocalipse

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Existem sim bons livros na nova geração de escritores nacionais, e um dos autores que representam essa leva é sem dúvidas Eduardo Spohr. A publicação da obra foi em 2007 de maneira independente, para aos poucos ganhar sucesso entre diversos leitores, que acabaram fazendo do livro um campeão de vendas, principalmente do mundo nerd. A história envolve anjos e toda mitologia destes personagens se passando inclusive no Brasil, onde o Apocalipse é o grande tema do conflito apresentado. O protagonista é o anjo renegado Ablon, que foi expulso do céu por não concordar com os arcanjos. Na sua longa jornada na Terra chega o momento em que ele se vê obrigado a tentar impedir o Apocalipse que esta sendo armado pelo arcanjo Miguel. Ao longo de mais de 500 paginas somos envolvidos e mergulhamos nessa trama.


Eduardo possui uma escrita muito rica, onde ele consegue contextualizar muito bem o ambiente da história, onde de fato nos sentimos dentro da ação que esta acontecendo. Uma das cenas épicas se encontra no inicio do livro, quando vemos Ablon lutando com um anjo de armadura na ponte Rio-Niterói. É perceptível a inspiração em cavaleiros do zodíaco, confirmada até mesmo pelo próprio autor. Os personagens possuem também um ótimo desenvolvimento. A trama também nos mostra em vários momento o passado de Ablon, para conhecermos suas motivações e como ele se tornou um renegado, além de revelar sua história com a feiticeira Shamira. Sabendo do poder que Ablon possui, o anjo caído Lúcifer tenta também trazer o renegado para o seu lado em meio a essa batalha. Temos todo um contexto mitológico, mas também existe magias e feitiçarias, onde inclusive temos uma cena de exorcismo acontecendo em um apartamento do Rio de janeiro. Spohr é detalhista nas cenas em que se passam no Brasil, o que é muito legal para nós brasileiros, vermos momentos tão importantes se passando em nosso país.

A trama não esconde suas inspirações, e mais uma delas se encontra quando somos apresentados ao reino de Atlântida, que o autor acaba se aprofundando melhor nos outros livros deste universo. Existe também um romance expressado entre Ablon em Shamira, que após tantos anos percorrendo pela Terra acabam tendo um sentimento mutuo um pelo outro. Os arcanjos acabam se envolvendo nesta guerra, mas cada um possui uma motivação. Após visitar o inferno e ver as motivações erradas de Miguel, o renegado acaba escolhendo fazer parte do exército do Gabriel, disposto a colocar fim nesta batalha e deixar o mundo prosseguir no seu curso normal. A batalha do Apocalipse recebeu muitas criticas positivas, onde Spohr não deixa a obra se tornar infantilizada, pois não é feita apenas de lutas, mas também de dramas e conflitos do protagonista. Ablon acaba se envolvendo em uma guerra que não queria, mas vê nisso uma oportunidade de vencer os inimigos do passado e concluir definitivamente uma etapa da sua vida. Gosto de como todo universo nos é apresentado, com riqueza na escrita e no desenvolvimento da trama e seus personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA