Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Moriarty the Patriot, um plano contra os nobres ingleses

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Um dos melhores animes deste anos é Moriarty the Patriot, que busca mostrar a origem e motivações do inimigo do detetive Sherlock Holmes. Sabemos que vivemos hoje em dia uma onda de desconstrução de vilania, fazendo com que os antes inimigos ganhem admiração de um novo publico. Acontece que aqui neste anime a proposta se encaixa muito bem, já que Moriarty possui um objetivo nobre, o de tirar a nobreza do topo, fazendo com que a sociedade seja igualitária. Temos aqui um pensamento de esquerda por parte do antagonista, que depois de ser adotado por uma família rica acaba percebendo que existe muita coisa errada no meio deles. William Moriarty é muito inteligente e sábio, tendo a admiração de muitos. Ele consegue atrair a atenção de Albert Moriarty, e junto com ele e seu irmão Louis inicia o seu plano de mudança de posições em Londres.


Os primeiros episódios buscam mostrar Moriarty ainda pequeno já iniciando seus planos e derrubando muitos nobres, e então já adulto faz com que ricos corruptos tenham suas motivações reveladas e ficando assim destituídos de seus cargos. O interessante é que tudo é bem pensado e aplicado, muito por conta da mente de William. É quando em uma viagem de navio conhecemos o outro lado da moeda, o detetive Sherlock Holmes. Os episódios seguintes começam a dar mais atenção para Sherlock, que busca saber quem é o senhor do crime que tem aterrorizado os homens ricos de Londres. As cenas de diálogos entre Holmes e Moriarty são sempre muito boas, e percebemos a admiração que um sente pelo outro. O anime traz diversos componentes em sua trama, vários easter eggs, como por exemplo um personagem chamado Bond e uma citação a organização inglesa MI:6, fazendo uma referencia aos filmes do James Bond. Todo o universo dos livros do detetive estão em cena, como seu ajudante Watson e a famosa casa em Baker Street.

Essa animação é muito bem produzida, mas talvez alguns possam reclamar de sua lentidão em alguns momentos. Mas isso é proposital, pois envolve duas mentes brilhantes em um embate psicológico. Em todo tempo não vemos Moriarty como um vilão, ele apenas quer uma mudança na sociedade inglesa, não importando quais seja os meios para isso. Gosto de um personagem nobre, que é apontado como alguém que pode mudar tudo de forma simples, mas após uma conspiração acaba cometendo um assassinato, frustrando os planos de Moriarty, que acaba tendo que dar a sua cartada final. Vemos também Holmes resolvendo casos interessantes, sendo um ponto positivo para a trama, que consegue dar espaço e tempo de desenvolvimento para ambos protagonistas. O arco final é muito bom, onde vemos uma Londres incendiada como plano de William, o que faz com que os nobres tenham que se unir aos plebeus para solucionar o problema. A cena final entre Moriarty e Sherlock repete os livros, com os dois caindo para a morte juntos. Outro fato interessante é vermos tudo virando um livro escrito por Watson, sendo uma bela homenagem para Arthur Conan Doyle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA