Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que esta acontecendo em Cuba?

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Cuba esta sendo o palco de diversos protestos de seus cidadãos, devido a muitos motivos. Para quem esta de longe, gosta de dizer que o país é o grande exemplo de educação e saúde para o mundo. Acontece que se chegarmos um pouco mais perto veremos que as coisas não são assim tão maravilhosas como aparentam ser, a prova disso são as manifestações da população contra o governo. Me lembro desde criança em ouvir falar que o país era fechado, possuía seu próprio regime comunista e era inimigo dos EUA. Por outro lado, existem os defensores da ilha, que dizem que o sistema de governo deles é o mais indicado para organizar um país. Boa parte dos defensores fazem parte da Esquerda brasileira, mas como já falamos anteriormente, fazem parte da Esquerda Caviar. Não vejo nenhum artista indo morar no país. Mas enfim, o que está ocorrendo em Cuba?


Não sei se você sabe, mas neste país "livre", não é permitido que se faça protestos contra os líderes da nação, ou seja, vivem debaixo de uma ditadura. E não tem essa de ditadura boa ou ruim, porque esse regime é o que é, nada bom. A população não está mais satisfeita com a maneira que seus políticos tem enfrentado os problemas que assolam o povo. Durante este tempo houveram cortes de energia e muita escassez de alimento. O outro problema que atinge o mundo inteiro é a pandemia Covid-19, que vejam só, Cuba não tem conseguido controlar ou ter uma boa ação para proteger a população. Descontentes, o povo foi as ruas para protestar, buscando mudanças. Infelizmente, Cuba passa por uma crise sanitária, e o numero de mortes devido a pandemia aumenta a cada dia. Uma noticia que pode trazer esperança é a vacina criada no próprio país, que esta sendo aplicada em Havana, podendo gerar bons resultados de imunização em todos ao longo dos meses. Enquanto isso o setor turístico sofre, e atinge fortemente a economia do país.

Aproveitando as passeatas e o contexto, o povo grita por liberdade, contra o presidente Miguel Días-Canel, buscando possibilidade de expressão, de ir e vir do país sem nenhum bloqueio. É muito comum termos histórias de pessoas que fogem da ilha rumo a Miami em busca de uma vida melhor. O governo acusa os americanos pela crise que estão vivendo, já que após os EUA aplicarem sansões comerciais contra Cuba, a nação passou a ter miséria no país, levando então a sociedade a protestar. Novamente, a culpa é externa, e o governo não assume seus erros de gestão. O presidente americano Biden, mandou um recado a Míguel, pedindo que ele escute o seu povo e mude o rumo de como lidera Cuba. O protesto atual supera aquele que foi feito em 1994 contra Fidel Castro. Os cubanos gritam "pátria e vida", mas os governantes atuam fortemente contra, chegando até mesmo a cortar a internet das cidades para evitar que o mundo saiba o que esta acontecendo. Muita violência e prisões acabam sendo consequências do protesto, mas os cubanos seguem lutando sem medo, buscando mudanças. Que Cuba fique em ordem e conquiste sua tão sonhada liberdade, e termine essa ditadura no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA