Como era bom assistir o futebol dos anos noventa, que para mim significa o futebol da minha infância. A minha primeira memória de um grande evento futebolístico sem dúvidas foi a Copa do mundo de 1994, que me fizeram conhecer grandes nomes da categoria por todo o mundo. Cada seleção tinha um super craque, alguém que ficou marcado na memória. Era como se dissesse, o Brasil de Romário, a Argentina de Maradona e assim por diante. Nessa lista vou colocar cinco grandes jogadores que deixaram seus nomes marcados na minha infância noventista.
1-) Roberto Baggio
Todo brasileiro conhece o italiano Roberto Baggio, por conta dele ter sido o jogador que perder o pênalti que nos deu o tetra campeonato mundial. Mas acontece que Baggio foi muito mais que um pênalti perdido. O atacante italiano era muito habilidoso e possuía uma visão de jogo incrível, tanto que ele foi o responsável por colocar a Itália naquela final. Antes de chegar a Copa, Roberto chegou com o prêmio de melhor jogador do mundo, e tendo conquistado o campeonato italiano, o mais forte da Europa naqueles anos. Por toda década de noventa ele ainda desfilou seu futebol em seu país, disputando também a Copa de 1998. Sem dúvidas, foi um gênio do futebol mundial.
2-) Dennis Berkamp
Outro cara habilidoso que não pode ficar de fora da nossa lista, poiso holandês jogava demais, sempre muito habilidoso e decisivo por onde passou. Berkamp apareceu na Copa de 94, onde foi a primeira vez que ouvi falar dele, enfrentando o Brasil. Quatro anos depois, lá estava ele novamente, decidindo o jogo para a Holanda contra a Argentina. Nós o enfrentamos novamente e vimos o quanto era bom. O holandês desfilou seu futebol pelo campeonato italiano, e mais tarde na Premier League, no forte time do Arsenal. Berkamp pensava rápido, era forte e se tornou um dos principais ídolos do futebol holandês. Além claro, da história que ele tinha medo de pegar avião.
3-) Gabriel Batistuta
Mais um grande nome que deixou seu nome nos anos noventa foi o atacante argentino, Gabriel Batistuta, muito conhecido pelo nome de Batigol. E era isso mesmo, o acara não perdoava, se a chance aparecia, lá esta o argentino para marcar gols. Em uma geração pós Maradona, o atacante por muitas vezes foi a esperança de sua seleção. Apesar de tanto talento, se frustrou e muitas Copas com seu time, mas deixou o seu nome marcado no forte futebol italiano, consegue vencer o torneio nacional sendo jogador da Roma. Com muita garra e força, Batistuta é um dos maiores artilheiros da Argentina história.
4-) Hristo Stoichkov
É possível um jogador da Bulgária ser um craque? Conheci apenas um que conseguiu ser acima da média, e o nome dele é Stoichkov, um goleador nato. Foi na Copa de 94 que ele deixou a sua principal marca, conseguindo uma campanha sensacional e a melhor da história da Bulgária. Além disso, o atacante jogava pelo forte Barcelona, conhecido como o Dream Team do futebol mundial, formando dupla de ataque com o brasileiro Romário. Junto com o baixinho, essa dupla acabou ficando registrada na memória de muitos garotos amantes do futebol.
5-) Gheorghe Hagi
Os anos noventas nos apresentaram muitos craques que vinham de países sem muita tradição no futebol. E Hagi fazia parte desse grupo, sendo um meio campista da Romênia. O seu estilo de jogo e também tipo físico nos lembrava muito o de Maradona. Baixinho e com a bola grudada nos pés, o craque fez história na Copa de 94, conseguindo eliminar a Argentina durante a competição. Um dos grandes feitos de sua carreira foi o de ter jogado tanto no Real Madrid como também no Barcelona durante aquela década de noventa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário