Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Naruto, a última febre de animes no Brasil

domingo, 4 de agosto de 2024

Os animes são bastante conhecidos hoje em dia em nosso país, mas as coisas não eram assim no inicio dos anos noventa, até que em 1994 estreava por aqui Cavaleiros do Zodíaco, virando uma febre nacional entre as crianças, com diversos produtos com a marca da produção japonesa sendo vendido, fazendo com que o anime ficasse conhecido em todo o país. A partir de então diversas outras produções japonesas chegaram no Brasil, de inicio com animações que imitavam Cavaleiros. Um década depois tivemos a febre Dragon Ball, que estourou com sua fase Z, chegando até mesmo a ser transmitido na Rede Globo. Seguindo essa linha, Naruto acabou sendo o último anime que alcançou o grande público, repetindo para a nova geração aquilo que aconteceu com Seiya e seus amigos.


Para a nova geração, Naruto é o grande produto japonês dos últimos quinze anos. Os mais velhos podem até reclamar disso, mas os garotos mais novos não sabem quem é Seiya de Pégaso, e talvez nem gostei do ritmo e da produção de Cavaleiros do Zodíaco, uma produção dos anos oitenta do Japão. O anime do Naruto foi lançado no país nipônico em 2002, mas só foi chegar no Brasil cinco anos depois, em 2007, sendo transmitido a principio no canal fechado da Cartoon Network. Em um tempo onde nem todas as pessoas possuíam televisão paga, o anime explodiu mesmo quando chegou no SBT, nas manhãs do programa "Bom dia e Cia". Me lembro que chegava na hora do almoço do meu trabalho e assistia todos os dias o desenho, sem perder nenhum episódio. Como não nos lembramos de quando Kakashi se reuniu pela primeira vez com o time sete formado por Naruto, Sasuke e Sakura. A partir de então podemos acompanha-los nas missões da vila da folha e no exame Chunin. Seguindo o padrão Shonen, a animação se tornou um sucesso, e mesmo sem internet como a de hoje, rapidamente se espalhou a fala do anime para as pessoas.

Naruto ainda estava em exibição no Japão, o que fez com que o hype em cima da trama aumentasse ainda mais. O problema é que o SBT parou de passar o anime, que contava com censura por conta de suas fortes cenas de luta. Ainda assim a produção seguiu fazendo sucesso, com pessoas apelando para os fansubers para assistirem até a fase seguinte, "Shippuden", quando o protagonista esta mais velho. Com a chegada dos streamings, Naruto foi parara na Netflix, e seus fãs e novos admiradores puderam acompanhar toda a saga ninja. Diversos produtos licenciados chegaram, como roupas e o famoso jogo de vídeo game, um sucesso na época. Era comum ver diversas pessoas em eventos ou até mesmo na rua usando a bandana ninja e depois as roupas da organização Akatsuki. Até os dia de hoje as pessoas ainda conhecem Naruto, até mesmo as pessoas que nem conhecem muito as animações japonesas. Diversos filmes do anime foram lançados, buscando manter a chama acessa. Quando parecia que terminaria, o autor lançou uma continuação, chamada "Boruto", baseada no filho de Naruto. Com isso, o sucesso da produção aumenta ainda mais. Tantos anos após a finalização, Naruto segue sendo o último grande sucesso de público no Brasil, algo que One Piece nem chegou perto de fazer em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA