O Tênis brasileiro vive um dos seus melhores momentos dos últimos anos, com diversos tenistas tendo bons resultados ao redor do mundo pelo circuito mundial da ATP, e mesmo com algumas inconstâncias, parece que estamos no caminho certo de bons resultados. Despontando entre eles, temos o jovem João Fonseca, que com apenas dezessete anos vem chamando a atenção de todos, inclusive de Nova Djokovic, que já fez comentários positivos sobre o brasileiro. Sendo assim, vamos começar a olhar com bons olhos para ele, cobrindo assim seus grandes feitos no esporte, começando com sua primeira conquista, do Challenger de Lexongton, disputado nos Estados Unidos. Sem perder nenhum set, o tenista nacional vence e levanta o primeiro troféu de sua carreira.
Para termos uma ideia do quanto João Fonseca tem sido relevante nessa temporada, ele é o sexto colocado entre os tenistas na next gen, garantindo até o momento uma vaga no torneio de final do ano da ATP, além de ser o melhor tenista ranqueado com menos de dezoito anos. Então ele é o novo Gustavo Kuerten? Não, nada disso. Não podemos colocar uma pressão gigante no garoto, pois isso estragaria todo o processo, mas ele possui um potencial enorme de ser o melhor tenista brasileiro dos próximos anos, tanto pelos bons resultados como também por saber lidar com a pressão que as partidas trazem a um profissional. Thiago Wild, que também tem um talento enorme, sofre por não ter um psicológico forte quando as partidas tomam uma situação ruim. João já havia chegado a uma final no Challenger de Assunção esse ano, quando acabou perdendo para o seu compatriota Gustavo Heide. Mas dessa vez, jogando na quadra rápida dos Estados Unidos, Fonseca mostrou o que tem de melhor em seus golpes, se mostrado um excelente tensa para esse tipo de piso.
João Fonseca começou em Lexington sendo o cabeça de chave número seis, e ele disse que seu jogo foi evoluindo conforme as rodadas foram sendo vencidas, começando com o triunfo contra o japonês Kaichi Uchida, por duplo 6/3. Nas oitavas de final enfrentou o rival canadense Draxl, com o brasileiro sendo melhor, vencendo por 2/0. Outro canadense veio pelo caminho, chamado Gabriel Diallo, de quem Fonseca havia perdido uma semana antes em Chicago. Dessa vez, o brasileiro devolveu a derrota, vencendo o canadense com um duplo 6/2. Lembrando que Diallo era o cabeça de chave número três. A partir da semi finais, João Fonseca era o tenista mais favorito a vencer, mas como sabemos, Tênis é um esporte que se joga ponto a ponto. Mesmo sendo muito jovem, o brasileiro se mostrou forte e muito maduro, vencendo na semi final o francês Hugo Grenier, novamente por 2/0. Na final o oponente de João foi o australiano Li Tu, que chegava na sua primeira final da temporada. João Fonseca mostrou a sua grandeza e venceu por um duplo 6/3, ganhando assim o seu primeiro torneio profissional da carreira. Com o triunfo, o brasileiro chega agora na posição de 166 do ranking da ATP, com grandes possibilidades de chegar bem perto do top 100 ainda nesse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário