As coisas não estão fáceis para a atual geração de jogadores brasileiros. Me lembro dos anos noventa ter a certeza de que se o Brasil iria disputar a Copa América, venceria. Foi assim em 1997 e 1999 e em seguida os títulos da década de dois mil. Mas agora, estamos vendo a Argentina, que não ganhava nada a mais de quinze anos, ganhando três títulos importantes. Foi uma Copa do mundo e agora duas Copa América seguida, sendo uma vencida em nosso país. Esse ano o maior torneio de seleções do nosso continente foi realizada nos Estados Unidos, algo que acho totalmente errado, com campos de dimensões reduzidas e em meio a uma Eurocopa acontecendo ao mesmo tempo. Com tudo isso em pauta, a Argentina foi campeã.
Quando o torneio começou, os principais favoritos eram a campeã mundial Argentina, o Uruguai e a Colômbia, que nos últimos meses possuem um futebol mais vistoso. E o Brasil? Nossa seleção sempre vai estar entre as favoritas, mas dessa vez, cheio de desconfianças no comando do Dorival Jr. Para piorar a nossa situação, o nosso principal jogador, Neymar, esta fora por contusão. E sinceramente, não da para sonharmos com algo sem ele, o nosso camisa dez é a nossa esperança de títulos. Sem ele, falta criatividade, falta movimentação, e algo que chame a responsabilidade para si e resolva as partidas. Vimos um Brasil perdido, colocando a culpa nas dimensões do gramado. Vinicius Junior, que esta sendo cotado para ser o melhor do mundo, jogou bem apenas em uma partida contra o Paraguai, para em seguida ser suspenso da fase eliminatória, para ver de longe o Brasil perder nos pênaltis para o Uruguai. Mas não apenas da nossa seleção se vive a Copa América, e seguimos falando sobre as outras equipes da competição.
Quem jogou, encantou, mas não venceu foi a Colômbia. Com um time com diversos jogadores que atuam no Brasil, os colombianos jogaram um futebol rápido e eficiente, onde eles conseguiram eliminar o Uruguai na semi final, que era outro candidato ao troféu. James Rodrigues foi escolhido o melhor jogador da competição, estando muito bem acompanhado de nomes como Arias, Borré e Richard Rios. E a Argentina? Não apresentou o melhor futebol, mas seus jogadores já criaram uma mentalidade vencedora, onde eles conseguem reverter lacares difíceis e também ganhar partidas que parecem que não serão bem sucedidos. Messi já não esta no seu melhor, ainda mais jogando na MLS, mas mesmo assim liderou sua seleção até o final, mesmo perdendo pênalti na decisão contra o Equador pelas quartas de final. O camisa dez argentino terminou o torneio com um gol marcado. A final foi entre Argentina e Colômbia, com os colombianos jogando bem melhor, mas o título foi decidido com um gol do atacante Lautaro Martinez, já na prorrogação. Dessa forma, temos a Argentina ganhando de forma seguida a Copa América, realizada de forma sem graça nos Estados Unidos, que não possuem nenhuma conexão com nosso futebol sul-americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário