O quarto presidente do país se chama Campos Sales, que era um advogado, tendo assumindo anteriormente o cargo de presidente do Estado de São Paulo, começando em 1896, indo até o ano de 1897, antes que pudesse vir a ser o homem com o cargo mais importante do Brasil naquele momento. Campos Sales sempre esteve envolvido com o cenário politico desde que saiu da faculdade de Direito. Sales começou participando da criação do partido Republicano paulista. Ele conseguiu cargos políticos, sendo vereador do Estado paulista e logo em seguida se tornou deputado provincial. Quando ocorreu a proclamação da república, Campos Sales foi nomeado como ministro da justiça no governo provisório de Deodoro da Fonseca.
Seguindo os seus passos dentro do cenário politico, Campos Sales conseguiu vir a ser senador da república em 1891, mas renunciou o cargo em 1896, para então vir a ser o presidente do Estado de São Paulo, quando teve que lidar com um surto de febre amarela que veio sobre os paulistas. O seu mandato ainda lidou com outras turbulências, como um conflito na colônia italiana e uma onda de violência na cidade de Araraquara. Foi então que Campos Sales deixou o cargo para se candidatar para ser presidente do Brasil. Campos Sales foi eleito com a grande maioria dos votos, conseguindo alcançar 91,52% dos votos, assumindo o cargo em 1898. Governar no Brasil não era algo fácil, e logo a principio teve que enfrentar rebeliões dos imigrantes italianos nas lavouras de café. No cenário familiar, Sales também viu o seu irmão sendo assassinado, após o sobrinho abusar das filhas de um italiano. Esse fato trouxe o conflito chamado de rebelião de Longaretti.
Buscando ter uma visão mais administrativa, Campos Sales definiu que o seu governo não estaria vinculado a partidos e interesses políticos. Sendo assim, o atual presidente queria que seus ministros fossem pessoas mais técnicas e não aqueles que tinham alguma ligação partidária. O presidente também colocou em prática a Política dos Estados, buscando dar autonomia para que os governadores pudessem vir a ter autonomia em seus Estados. Na área econômica, Sales buscou negociar a divida externa do país e combateu a inflação. Apesar disso, recebeu o apelido de "Campos Selos", pelo fato de ter colocado impostos nos selos. No governo de Campos Sales, foi a primeira vez que a moeda brasileira se valorizou desde os tempos da independência. Mesmo com as finanças do Brasil indo bem, muitas fábricas acabaram fechando gerando muitos protestos. Isso foi tão ruim que quando Campos Sales terminou seu governo, foi vaiado em seu caminho de volta para São Paulo. Sales encerrou o seu governo em 1902, conseguindo deixar a casa em ordem, mesmo sendo impopular perante o povo e terminando o seu mandato sendo vaiado pelo povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário