Uma das grandes atletas da nossa geração se chama Rebeca Andrade, que nas Olimpíadas de 2020, realizada em Tóquio, acabou vencendo e conquistando a medalha de ouro, já colocando o seu nome na história dos jogos. Muitos diziam que ela havia vencido porque Simone Biles havia abandonado as Olimpíadas. De fato a ausência da americana fez com que o caminho do ouro ficasse mais fácil. Mas para a nossa alegria, Rebeca voltou com tudo nas Olimpíadas de Paris, conquistando dessa vez a medalha de prata, além de levar a equipe do Brasil a conquistar o bronze. Simone Biles inclusive disse que a brasileira esta cada vez mais perto dela. Com isso, o povo brasileiro aprendeu de vez do que se trata a ginastica artística.
Não é de hoje que o Brasil possui ótimas ginasticas, sendo uma construção que já vem acontecendo faz muito anos. A primeira Olimpíadas que acompanhei foi a de Atlanta em 1996, e já havia ginastas brasileiras. O sucesso foi tanto que me lembro que na minha escola havia várias crianças meninas que começaram a praticar o esporte. Nas outras edições olímpicas após Atlanta, começaram a surgir outras atletas como Daniele Hypolito e Daiane dos Santos, que encantou o mundo com sua apresentação com a música "Brasileirinha". Com tantas conquistas mundiais, sempre existiu expectativas de que Daiane pudesse ser uma medalhista olímpica, mas isso sempre ficou no "Quase", e a medalha não veio. Quando Rebeca Andrade surge, uma grata surpresa e de esperanças para o povo brasileiro surge, pois quem não acompanha o esporte não imaginava que ela teria esse potencial de medalhas. Foi em Tóquio que ela mostrou seu talento, e mesmo sem Simone, provou que era diferenciada, faturando o ouro.
Chegamos nas Olimpíadas de Paris, a prova de fogo do talento de Rebeca. Dessa vez, com Simone Biles competindo contra ela, vimos uma disputa ponto a ponto, exercício por exercício, manobra por manobra. E como foi bom acompanhar tudo isso. O povo brasileiro veio junto com Rebeca, e como bons brasileiros, torcendo por uma queda de Simone. Rebeca Andrade é um fenômeno, não temos dúvidas disso, pois de forma sensacional realizou exercícios muito complicados. Acontece que Simone entrava em ação e fazia um ainda mais difícil. O final foi como o esperado, com Simone ganhando o ouro e Rebeca a prata. Mas o que fica é o fato de que uniu o Brasil para torcer por um esporte que assistimos apenas a cada quatro anos. Com a disputa acontecendo na hora do almoço, muita gente assistiu a disputa juntos, e foi possível ouvir em cada bar e restaurante da esquina os gritos dos torcedores em cada acerto de Rebeca. Para quem não entende muito como eu, parecia que Simone Biles estava errando seus saltos, mas nada disso, ela é um fenômeno. E Rebeca Andrade? É a nossa fenômeno nacional, que deve ser parabenizada, pois é a maior medalhista de uma atleta brasileira em Olimpíadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário