Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O monge e o executivo

segunda-feira, 1 de abril de 2024

No novo século vimos um grande crescimento de ensinamentos para os empresários, buscando sempre afalar sobre calma e tranquilidade, já que os anos noventa trouxe algo novo no mundo empresarial, o stress. Era comum vermos executivos trabalharem muito e acabarem por terminarem sua jornada de trabalho esgotados. Doenças psicossomáticas começaram a se tornar comum, como por exemplo o bornout e a depressão. Com isso, a literatura avançou para trazer histórias para falar sobre temas que pudessem aliviar a rotina dos executivos. No livro "O monge e o executivo", escrito por James C. Hunter, vemos um empresário indo para um retro espiritual, onde aprende comportamentos para desenvolver a sua liderança e uma melhor forma para trabalhar com sua equipe.


O personagem principal da trama é o executivo John Daily, um homem comum e bem sucedido, que é casado, possui filhos e assim leva uma vida boa. Mas quando um movimento sindical entra em ação na sua empresa, acaba mexendo com os ânimos de odos, inclusive de John, que passa por um momento de crise. A sua esposa o aconselha a procurar o pastor da igreja para buscar uma direção, e assim lhe é indicado viajar para um retiro espiritual, que acaba por afetar toda a forma de John agir e liderar. Esse é o principal objetivo do livro, o de levar o leitor a aprender a lidar com pessoas, aprendendo princípios de liderança mais humana, passando a se preocupar mais com pessoas do que com metas. É comum o termo chefe e líder, onde se diz que o chefe apenas manda, mas o líder acompanha e esta junto. O autor busca mostrar que liderar no amor traz mais resultados do que apenas passar metas e alvos para a equipe. E é isso que o protagonista da trama vai aprender ao longo de sua jornada no retiro espiritual.

Apesar de ter sido lançado em 1989, o livro foi explodi no Brasil mesmo apenas na década de dois mil, com a nova onda de livros de auto ajuda e de princípios de liderança que poderiam atingir os executivos daquele momento em cenário nacional. Durante a viagem, John começa ter alguns sonhos, onde sempre aparece uma mensagem para que ele viesse a procurar Simeão e viesse a ouvi-lo. O que anima o protagonista é a presença do lendário Leonard Hoffman no retiro. Leonard era um famoso executivo, mas que largou tudo para viver a vida como um monge. John descobre que Leonard mudou o seu nome, e agora se chama Simeão. Sendo assim, John tem a revelação de seu sonho, pois sabe que terá que aprender princípios de liderança com Leonard. A partir de então entramos junto com John no curso ministrado no retiro, onde através de Leonard passamos a aprender diversos princípios e atitudes que um líder deve ter. É ensinado sobre agir com amor mesmo com as pessoas que não gostam de sua liderança. John aprende como um líder e importante na organização e como ele pode vir a influenciar de forma positiva as pessoas que ele lidera. "O monge e o executivo" busca apresentar lições através de uma história romanceada. Apesar de não ser algo profundo, cheio de reviravoltas em sua trama, o livro atinge seu público alvo. buscando apresentar novos hábitos de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA