Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O desejo de querer ler todos os livros do mundo

domingo, 28 de abril de 2024

Sou um leitor viciado, isso é m fato. Gosto muito de ler, já faz parte da minha característica. Me lembro que quando pequeno minha mãe dizia ao meu pai que eu gostava de ler. Então, quando fui visita-lo, tirei uma revista para a minha leitura. Meu pai viu a cena e disse para a minha mãe que achava que eu lia livros e não besteiras. Bem, meu pai não sabia, mas eu lia sobre assuntos que escrevo hoje aqui no Blog. Com o passar dos aos, me aprofundei em ler não apenas quadrinhos e coisas relacionadas a cultura pop, mas entrei no mundo da literatura e dos romances. Embarquei por tantas histórias e aventuras através das palavras, que comecei a ter o desejo de ler todos os livros possíveis. Eu só não contava com a vida adulta e seus afazeres.


A foto desse texto é marcante, pois nos retrata um homem que possui um sebo e passa os seus dias lendo. Dizem que ele já leu mais de dois mil livros durante a sua vida. A sua rotina é a de levantar, se sentar e realizar a sua leitura. Ele pode passar o dia todo lendo, página atrás de página e livro atrás de livro. Este homem não possui uma vida pública e de relacionamentos, o que é ruim, mas ele escolheu que iria mergulhar a mente nos livros. Me lembro uma vez que fui em uma palestra do Leandro Karnal, quando ainda não era conhecido na grande mídia. Ele falou que muitas vezes quando iria ler, alguém o atrapalhava, pois achava que ele não estava fazendo nada. E é assim mesmo, pois as vezes quando me sento para ler, minha esposa acha que não estou fazendo nada, mesmo explicando para ela que um dos grandes prazeres da minha vida é a leitura. Como disse no inicio, o sonho irreal é que podemos ler todos os livros dessa vida, mas como sabemos, isso é impossível. Gosto sempre de listar as minhas leituras e ainda acredito que estou longe de dois mil obras lidas. É trabalho, família e tantas coisas que não temos tempo de investir em tanta leitura. Não nessa fase da vida.

Gosto também de um texto de Pedro Bial, onde ele escreve que a morte é injusta, pois ele não poderá ler todos os livros que queria. Isso é uma verdade, e com o passar do tempo temos que escolher bem as leituras que iremos fazer. Uma outra coisa que todo amante de livros gosta é de encontrar outro apaixonado por leitura. Ao longo da minha vida ainda não conheci alguém como eu, que possa compartilhar de literatura e tantas tramas romancedas, o mais próximo é meu irmão, que também é um amante da leitura. Uma pena, isso só me faz crer na pesquisa que diz que o brasileiro lê pouco, algo como um ou dois livros por ano. Ler é um investimento. Ver a foto desse homem com seu sebo com livros espalhados até mesmo pela rua me inspira. Claro que não irei fazer como ele, abandonando a vida social apenas para ler. Mas posso me aventurar mais, talvez abdicar de coisas que não agregam para ler um livro. Bem, é o sonho de todo mundo que gosta de ler, mas na prática, fica difícil competir com aquilo que o mundo digital nos apresenta diariamente. Gosto de ler livros que tratam sobre livros, que apresentam personagens apaixonados pela literatura, pois me deixam mais perto de alguém como eu. Sempre acreditei que quem lê muito, acaba por falar bem e escrever bem também. Esse texto é apenas sobre livros, de um apaixonado por eles, e que vê na foto de um leitor idoso, uma inspiração para escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA