Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Catalunha, o Estado que quer se separar da Espanha

domingo, 7 de abril de 2024

Para quem não sabe, A Espanha é um país que possui diversas divisões em seu território e em vários momentos as formas de pensar dentro do país acabam por gerar protestos por uma separação. Mas onde exatamente isso acontece? Na Catalunha, que se localiza no território de Barcelona. Para termos uma ideia, até mesmo a língua falada no local é diferente do espanhol, o famoso idioma catalão. Existe uma forte rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, que chega até a atingir o futebol, com os dois grandes clubes do país sempre disputarem os principais torneios. A Catalunha é rica, possuindo 7,5 milhões de habitantes, que gera um quinto da economia espanhola. Apesar de ter um governo regional autônomo, a Catalunha é subordinada ao Estado da Espanha. E é aqui que começam as brigas.


Mas por quê a Catalunha quer tanto se separar da Espanha? Primeiro porque a sua população tem uma forte identificação com sua cultura local, tendo uma tradição que passeia pela mente de seus habitantes, que chegam a se encarar como uma nação própria, visto isso através da sua língua diferente da espanhola. Para termos uma ideia, existe um clube chamado Atlético de Bilbao, que durante muitos anos aceitava que apenas atletas catalães viessem a jogar pelo time. Um outo ponto que o povo da Catalunha levanta é que eles alegam que a Espanha abusa do território, ao cobrar impostos altos, sugando assim uma grande parte do Estado para sustentar o resto da Espanha. A cada ano cresce a corrente separatista, acontecendo diversas passeatas do povo, em busca de sua independência. Ainda assim, nem tudo são flores, pois muitos dizem que a Catalunha mão consegue se sustenta sozinha, que precisa do governo federal para continuar sendo um local forte.

Não é de hoje que esse discurso separatista acontece, pois em 1640 já havia uma revolta catalã acontecendo, se declarando independente e tendo a proteção da França. Aconteceu a guerra da Sucessão espanhola em seguida, que ocorreu entre 1701 e 1714. Após muitos anos, um novo conflito ainda viria acontecer, no ano de 1931. Quando a Espanha se tornou uma república, a Catalunha voltou a ter autonomia. Mas quando ocorreu a ditadura franquista, esse direito foi perdido. Foi apenas com a morte do general Franco e a abertura politica da Espanha, a Catalunha voltou a conquistar o direito de ter seu próprio parlamento, força policial e sistema de educação. Em 2017 os catalães abriram uma votação para saber se o povo queria a separação, e o resultado foi que 90% do povo queria se separar da Espanha. Claro que a Espanha não aceitou isso e disse que a Catalunha não teria essa autoridade para querer tal ato. Sendo assim, vimos protestos e passeatas, mas a Espanha alega que a votação é ilegal pois devem participar todo o país e não apenas a Catalunha. Segue desde então esse movimento politico, onde muitos políticos pressionam por uma separação, que parece cada vez mais distante de acontecer. Enfim, a briga entre Espanha e Catalunha segue sendo discutida, mas por enquanto, a Catalunha segue sendo um Estado dentro da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA