Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Barcelona e o título da Champions 2006

quinta-feira, 4 de abril de 2024

Um dos grandes títulos conquistados pelo clube catalão sem dúvidas foi a Champions league de 2006, onde existia uma grande disputa entre os clubes europeus, com muitos deles tendo um elenco estelar. O Milan tinha Kaka, Seedorf e Pirlo. O Arsenal era comandado por Henry, enquanto o Real Madrid possuía o famosos time dos galácticos. Enquanto isso, o Barcelona estava vindo de anos difíceis, com o time saindo do protagonismo mundial. Tudo mudou em 2003, quando o brasileiro Ronaldinho foi contratado e assumiu a camisa dez. O que vimos foram anos de muita habilidade, com o bruxo sendo duas vezes melhor do mundo, culminando na conquista do campeonato mais importante da Europa.


Comandados por Ronaldinho, o time do Barcelona jogava um futebol para frente, com muita habilidade e poder ofensiva, longe do tik taka que viria anos depois com Guardiola. Do lado brasileiro surgia um garoto argentino, que se destacava por sua habilidade. Sim, estamos falando de Messi, que ainda era coadjuvante dentro da equipe. O elenco ainda era composto pelo meio campista Deco e pelo atacante camaronês Eto'o. No banco de reservas começava a surgir uma dupla que ainda faria muito sucesso. os volantes Xavi e Iniesta. No comando do time, o holandês Frank Rijkaard dava as instruções táticas. Na primeira fase o Barcelona não teve problemas para terminar na primeira posição, em um grupo composto por Werder Bremem, Panathinaikos e Udinese. O grande desafio seria nas oitavas de final contra o Chelsea, onde reeditariam o confronto do ano anterior vencido pelos ingleses. Dessa vez, Messi se destacou na vitória por 2 a 1 em Londres, apesar do argentino sair machucado e ficando de fora do resto da temporada. No jogo de volta o destaque foi de Ronaldinho, que pegou a bola do jogo e em um lance individual fez o gol da vitória chutando de fora da área, no empate por 1 a 1.

Nas quartas de final a partida foi contra o Benfica, e em Portugal o primeiro jogo ficou 0 a 0. O confronto foi decidido no Camp Nou, onde o Barcelona venceu por 2 a 0, com gols de Ronaldinho e Eto'o. Pela sei final um clássico europeu, onde teriam que enfrentar o poderoso Milan de Kaká. No jogo em solo italiano vimos um aula de habilidade de Ronaldinho, que fez de tudo na partida, culminando em um passe sensacional para o gol de Giuly. Na Espanha, empate em 0 a o e classificação para a final garantida. A decisão da Champions league foi na França, no Stade de France, palco da final da Copa do mundo de 1998. Quando parecia que Ronaldinho seria o grande nome da partida, o destaque veio de onde menos se esperava. A partida foi contra o Arsenal, de Henry, Pires e Fabregas. Os ingleses saíram na frente com o zagueiro Campbell marcando de cabeça. A partir de então vimos o Barcelona pressionar e atacar do começo ao fim, enquanto o Arsenal se defendia de todas as formas. Ronaldinho deu um passe para Eto'o acetar a trave. No segundo tempo o goleiro do Barça, Valdes, defendeu muito, pegando chutes perigosos de Henry e de Ljungberg. Por fim o empate veio em gol de Eto'o e a virada com Belletti, o herói improvável. O Barcelona foi premiado com o título e Ronaldinho como o principal destaque desse time inesquecível da história do Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA