Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Norte e Sul, uma Itália dividida

domingo, 18 de junho de 2023

Quando falamos da Itália logo nos lembramos daquelas belas paisagens de Roma e Milão, assim como nossa mente nos traz a memória aqueles pontos turísticos como Veneza, Coliseu e Torre de Pisa. Se falarmos de grandes marcas, logo falaremos sobre Ferrari, Tim, Parmalat e tantas outras empresas famosas mundialmente. O que talvez você não sabe é que todo esse sucesso mundial do território italiano vem apenas do norte do país. É no triângulo das cidades de Turim, Verona e Milão que as coisas acontecem e a economia do país se desenvolve. Mas quando olhamos para o sul italiano, composto por cidades como de Nápoles, Bari e Amalfi, será nítido uma diferença, parecendo que as cidades fazem parte de outro continente. E é nesse contexto que acontece o maior conflito da Itália.


Existe uma diferença enorme entre o sul e o norte italiano, dividindo o país, que em seu mapa traz o formato de uma bota. A parte de cima é o que move o país, dos grandes comércios, empresas e fama mundial. Milão é o principal ponto de acesso ao mundo, uma das grande metrópole mundial. Se faramos de Roma entraremos na história do país e toda a sua fundação. E o que dizer de Turim, que tem acesso perto a países como a França. Tudo isso acaba fortalecendo o desenvolvimento do setor. O problema é que a parte sul possui grande pobreza, com casas coladas umas as outras, comunidades formadas e uma renda muito abaixo do outro lado do país. Apesar de ser uma região linda, o desenvolvimento é menor, e é muito mais fácil encontrarmos pobreza nesse ponto da Itália. Além disso existe um preconceito enorme contra os sulistas, onde muitos são chamados de burros e muitos italianos chegam a nem considerá-los como parte da nação. Talvez isso nos faça nos lembrarmos um pouco do que ocorre aqui no Brasil, quando falamos da diferença entre sudeste e nordeste. Pesquisas mostram que a cada dez italiano, um pode se encontrar em pobreza, porém, no sul italiano de cada dez pessoas, quatro pode ser encontrado em pobreza extrema.

Mas porque tamanha diferença? Isso vem de muito antes, quando a Itália chegou a passar por guerras e crises. Enquanto o povo do norte se uniu e combateu os inimigos, o povo do sul acabou sendo governado por reis espanhóis. Apesar do sul não passar por guerra, sofria com grande corrupção da monarquia. Com isso, a parte norte aprendeu a se desenvolver, a trabalhar em equipe e possuir uma mente empreendedora. Muitos chegam a falar que o povo do sul parou no tempo, ficando preso na sua agricultura, o que levou a região a não acompanhar o crescimento do mundo, principalmente quando chegou a revolução industrial. Para termos uma ideia, por diversas vezes se levantaram partidos separatistas, com a ideia de separar o norte do sul já que os nortistas muitas vezes se sentem sugados pelos mais pobres, enquanto o povo de menor renda sente na pele a humilhação de seus conterrâneos. Nos anos noventa chegou até mesmo a acontecer uma votação para isso, que teve como resultado a esmagadora vitória por uma separação, para que surgisse o país Padânia. Os países ao redor do mundo não concordaram com nada disso e a ideia se esvaziou, ainda mais após grande corrupção por parte dos envolvidos da Padânia. Enfim, apesar da Itália ser um lindo país, vive um grande conflito internamente, com uma grande desigualdade social entre o norte e sul do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA