Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Não é apenas sobre vencer, é sobre sentir

domingo, 11 de junho de 2023

No mundo dos esportes o principal objetivo é vencer. Será mesmo? Como torcedores investimos nosso tempo e energia torcendo para um time ou para um atleta. Gritamos, sorrimos, comemoramos muitas vezes, mas também nos frustramos muitas vezes também. Mas se só importa vencer e apenas existe um único vencedor, o que será de todos os outros que não venceram? Tenho percebido ao longo dos anos que vencer é muito bom, mas existe algo ainda melhor, o de sentir e desfrutar do momento. E isso não esta relacionado com ser primeiro ou segundo, mas de ter uma história para contar, trazer o momento para a memória e sentir uma emoção depois que tudo passa. É por isso que muitos torcedores seguem cantando mesmo quando o time perde. O que vale é o momento, não apenas o troféu.


Na última semana estava assistindo o jogo final do campeonato alemão. A torcida do Borussia Dortmund lotou o estádio, com mais de 80 mil pessoas fazendo a festa. No final, o resultado foi ruim e o time perdeu o título, mas com o fim do jogo a torcida não foi embora e seguiu cantando para o time. O Borussia perdeu? Sim, de forma decepcionante. Mas aquelas pessoas criaram uma memória com o momento, uma conexão com aquilo que estava acontecendo. Mesmo com um sentimento amargo, sepre vão se lembrar do dia em que foram ao estádio torcer pelo time, viram o adversário abrir dois gols no placar e o Borussia empatando. Essa gangorra de emoções eterniza aquele momento, que vão contar para seus filhos e netos. Viu só? Não é apenas questão de vencer, mas de sentir. As vezes seu time joga muito, leva a decisão para os pênaltis e perde. É horrível, mas talvez vocês esteja vendo o jogo entre amigos, com um churrasco, e pronto, marcou aquele dia. Claro que criar memória com sua equipe vencendo é sempre melhor, mas pode ser frustrante se perder. Por isso, entenda que apenas um vence, os outros não são perdedores, apenas não venceram naquele dia.

O jogador de basquete Giannis Antetokounmpo foi questionado sobre a sua temporada ter sido um fracasso, e ele disse que não. Ele não era um fracassado por ter perdido, pois ninguém vence sempre, ninguém é promovido ou ganha aumento de salário todo ano. Com certeza o atleta entendeu que deve desfrutar do jogo e fazer o seu melhor, o resultado pode vir ou não. O treinador Abel Ferreira sempre traz esse discurso, dizendo que o Palmeiras não vai ganhar sempre, mas pede para todos fazerem o melhor que podem na partida. Uma outra situação de desfrutar do momento que vivi foi no jogo de Roland Garros entre o brasileiro Thiago Wild e o número dois do ranking, Medvedev. As chances do brasileiro eram mínimas, mas ele conseguiu se sobressair e derrotou o favorito. O interessante é que eu vivi o jogo, seja reclamando, torcendo, vibrando e até me frustrando em alguns momentos da partida. Na minha mente por mais que eu torcia para o Wild, eu já sabia que estava criando memórias vendo o confronto, e que independente dele vencer, aquele jogo já era histórico pelo meu envolvimento emocional. Aprenda a viver o presente, desfrutar do jogo ao máximo. Se emocione, grite, comemore, frustre, mas enfim, entenda que não é apenas sobre ser o primeiro, mas sobre sentir o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA