Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Engenheiros do Hawaii- O Papa é Pop

sábado, 17 de junho de 2023

Com uma nova década começando, os anos noventa se abria com um novo lançamento da banda gaúcha dos Engenheiros do Hawaii, onde os músicos fizeram uma repaginada no som da banda, ficando até se parecendo com a banda Rush. Para esse novo disco Humberto Gessinger e seus amigos trouxeram alguns elementos novos, como sintetizadores, sequenciadores e drum machine. Com as mudanças no som os Engenheiros fizeram um álbum muito pop, como o título do disco já anunciava. Este é o trabalho mais bem sucedido da banda, alcançando o disco de platina, mesmo com o Brasil vivendo uma crise econômica. Além disso os Engenheiros do Hawaii deixaram de ser uma banda de nicho para se tornarem uma das bandas mais conhecidas do Brasil, tendo lançado o melhor disco de 1990.


A primeira canção do álbum foi "Exercito de um homem só 1" teve sua continuação na terceira música desse lançamento, e era baseada em uma obra literária. Fala sobre um homem que luta sozinho na guerra, e o que nos chama  atenção são as guitarras de Augusto Licks, mostrando uma química muito boa entre banda, mesmo que nos bastidores eles não tivessem tanta amizade. "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones" é uma das canções mais famosas da história da banda, que na verdade não é originalmente composta por eles. A letra conta sobre um garoto que amava música, mas ao ir para a guerra acabou falecendo, mostrando que não vale a pena guerrear. Temos um rif de guitarra de patriotismo dento da canção. Gosto da letra de "Nunca mais poder", que fala sobre o desejo de sempre querer mais, buscando apenas aparecer. Em "Olhos iguais aos seus" a letra traz metáforas dizendo que todo mundo é igual, já que os olhos enxergam as mesmas coisas. Era possível identificar um som mais moderno e cheio de efeitos dentro das composições da banda nessa nova etapa.

Outro grande hit da banda é "O Papa é Pop", que é muito fácil de se ouvir e agradável de se gostar, tanto pelo seu ritmo como também pelo seu estilo de som. A música nos parece um jingle de comercial e faz uma alusão ao próprio Papa, que na época viajava bastante pelo mundo. Em "Pra ser sincero" é muito boa, sendo muito bem escrita, ai mostrar um homem sendo sincero com a mulher que ama. "A violência travestida de trotoir" possui mais de seis minutos, e durante sua longa duração descreve sobre a violência da humanidade. Para mostrar que ainda trazem as bases gaúchas, temos "Anoiteceu em Porto Alegre", que traz um retrato da vida noturna da cidade. O álbum finaliza com "Perfeita simetria", que traz a mesma base e rifs de "O Papa é Pop" para falar sobre um relacionamento amoroso. Esse disco acabou dividindo a banda entre esta produção e depois dela, já que com esse lançamento os Engenheiros do Hawaii passaram a tocar em mais lugares, em mais festivais e ter suas músicas tocadas diariamente nas rádios. Apesar da critica da época criticar as letras e o som de Gessinger, o público gostou muito, refletindo no número de vendas e no sucesso alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA