Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

The Beatles- Rubber Soul

sábado, 13 de maio de 2023

Os Beatles eram o grande nome da música mundial, atraiam as multidões para as suas apresentações e eram tratados como verdadeiras estrelas. O sexto álbum da banda foi lançado em 1965, depois do famoso show que eles fizeram no Shea Stadium, para mais de 55 mil pessoas. Após tantos compromissos como entrevistas, filmes e divulgações, os Beatles conseguiram uma folga na agenda para a gravação de um novo disco, e ele foi a produção que repaginou completamente o estilo da banda, já que deixavam de ser garotos que só falavam de amor e criavam hits que faziam o povo dançar, para serem músicos mais maduros, com letras mais sólidas e um estilo mais sério. Podemos dizer que existe uma banda antes e depois do lançamento de Rubber Soul.


O estilo de som que predominava na época era o folk, e assim o fab four apostou que esse tipo de música seguiria agregado para eles e o resultado foi muito bom. George Harrison cresceu muito como guitarrista e assim acabou tendo mais espaço nas músicas com diversos solos. É uma mistura entre guitarra e violão em todo tempo. Logo de inicio temos a famosa "Drive my car", onde a letra fala sobre uma garota dirigindo um carro. Em seguida temos "Norwegian wood" que faz alguns paralelos com a madeira em sua letra e conta sobre um garoto que recebeu um convite para falar com uma garota. "Won't see me" é sobre crise no relacionamento, que parecia retratar a crise que McCartney vivia com a esposa. Apesar das letras seguirem falando sobre amor e relacionamentos, é possível ver maturidade nas canções, além de evoluírem bastante na sonoridade. Paul McCartney canta "Michelle", que é muito boa, mas nitidamente parece que ele estava tentando repetir o sucesso alcançado com 'Yesterday", já que essa música nos lembra muito o estilo e formato do grande sucesso de Paul. "Nowhere man" é um desabafo de Lennon em forma de folk, já que ele não vivia uma boa fase em sua vida pessoal.

Uma das músicas que mais gosto desse álbum é "I'm looking trough you" que também tem no folk a sua sonoridade, dando espaço para a ótima guitarra de Harrison. A letra fala sobre um homem que achava que conhecia uma garota e a amava. É mais um desabafo vindo de Paul. É notório que tanto MacCartney como John Lennon haviam aprendido a usarem a vida pessoal e suas crises para se tornarem letras de música. Pois bem, já não eram jovenzinhos, mas homens que começavam a conhecer mais da vida, e por isso que Rubber Soul aponta um novo Beatles para o público. Ringo Star teve sua participação cantando a animada "What Goes on", que vem no formato country, destoando completamente da identidade do álbum. Lennon canta "Girl", nos lembrando das músicas apaixonadas que a banda estava acostumada a tocar. Em "In my life" temos uma letra contando sobre a trajetória de John para chegar até o momento onde sua vida havia chegado. No momento em que os Beatles pararam para gravar algo em estúdio foi possível perceber que havia muita coisa boa para aparecer nos próximos anos, e em Rubber Soul tínhamos o primeiro álbum de uma nova fase para os garotos de Liverpool

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA