Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Charles é coroado rei. O que muda para a Inglaterra?

domingo, 14 de maio de 2023

Uma pergunta importante traz um resposta rápida. Com Charles se tornando rei do Reino Unido a mudança é praticamente nula. Me lembro que desde criança ouvia falar que Charles um dia seria o rei inglês, no dia em que sua mãe viesse a falecer. Muitos anos se passaram e agora em 2023, com Charles tendo 73 anos finalmente chega o dia dele assumir o principal posto da monarquia inglesa. O problema é que a monarquia não é relevante como nos tempos antigos, principalmente no meio dos jovens, que enxergam a família real apenas como uma paisagem do país, que nada afeta os rumos na vida de cada um. Apesar de Charles não ter o poder de mudar leis, ele influência através de ideia e valores, que bem usada pode vir a ser uma boa ferramenta para a família real.


A Coroa inglesa não possui poderes políticos, não negocia com outros países e tão pouco participa de decisões internacionais. Mas ainda assim muitos ingleses tradicionais se orgulham em possuir uma família real e toda a sua monarquia, mesmo que o regime politico não seja esse. A rainha Elizabeth sempre foi muito ativa em assuntos internos do Reino unido, participava de diversas ações e a sua voz era ouvida pelas pessoas. Quando um membro da realeza faz algo, atrai os holofotes, principalmente na Inglaterra, que adora as fofocas, que são usadas para a venda de jornais. Charles teve um casamento histórico com Diane, mas sempre foi conhecido por viver uma vida sem muito crédito. Hoje, o seu principal desafio e ganhar respeito com os "súditos", buscando não ser apenas um fantoche carismático, mas alguém ativo. Ele possui um histórico em ações climáticas e ambientais, sendo sempre um tema que deu importância. Existem registros de que houve uma época em que Charles buscou enviar diversas cartas a diversos governantes, mas o público não espera ter um rei militante, onde talvez ele siga o mantra de sua mãe, que dizia "nunca reclame, nunca explique".

Mas quais são as funções do rei Charles? Ele hoje é o chefe da Commonwealth, que é uma associação politica que conta com 56 países, a maioria sendo ex colônias britânicas. Ele também se torna chefe de Estado de quatorze países, entre eles a Jamaica, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Ainda existem conflitos, com países querendo deixar a Commonwealth. Charles precisará visitar esses locais, criar bases e alianças e usar da sua imagem para conquistar o público. Já com 74 anos, Charles não é um garoto e fica difícil lidar com tantos compromissos. Sendo assim existe a possibilidade de seu filho, príncipe William, compartilhar da agenda do pai, sendo um representante do rei em muitos compromissos. A rainha Elizabeth possui muita credibilidade com o povo, até porque forma décadas nesse posto. Charkes terá o desafio de atrair um público para sie para as suas ideias, onde terá que melhorar em sua comunicação, que não é uma das mais melhores. Outro ponto para ficar de olho é no seu outro filho, Harry, que junto com a esposa deixou a família real e é visto muitas vezes falando mal de toda a monarquia. Apesar de não ter uma posição de decisão na politica, Charles representa uma imagem e uma época, da qual tem o desafio de conseguir manter a família real relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA