Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Napoli conquista o scudetto italiano

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Quando se fala da equipe do Napoli logo nos lembramos de Maradona e suas conquistas do campeonato italiano nos anos oitenta. Para quem não sabe a ilha napolitana não é um dos lugares de maior riqueza da Itália, e assim o seu time local também não era uma equipe favorita a ganhar campeonatos. Mas um dia o argentino Maradona pousou na ilha e as coisas não foram mais as mesmas. O camisa dez se tornou uma lenda para o clube, tanto que o estádio do Napoli tem o seu nome e a muitos anos o time napolitano esperava uma nova conquista. Nessa última década o título bateu na porta e o troféu não veio por detalhes, até que nessa temporada, com uma equipe totalmente reformulada e com novos rostos, o time da camisa azul conquistou o scudetto com muita distância dos adversários.


A torcida pelo Napoli se tornou algo coletivo, já que todos queriam ver a equipe voltar a vencer um campeonato italiano, quebrando por mais um ano uma nova conquista do rival Juventus. Acostumados com um belo time nos anos anteriores, o Napoli viu jogadores como Martens, Insigne e Immobile deixarem o clube, além do treinador Sarri, que foi o responsável por reformular o estilo de jogo napolitano, ajudando o time a voltar a disputar a Champions league por vários anos seguidos. Mas com novas contratações, era preciso mudar as peças, começando do comando técnico. Chegou então Luciano Spalletti, que tem uma história no campeonato italiano, tendo dirigido times como Roma e Inter de Milão. Em seu novo desafio ele passou por momentos de turbulência, quando inclusive teve o seu carro roubado, com a torcida querendo que fosse embora do comando da equipe. Pois bem, o momento tão esperado de levantar o troféu, algo que movimentou a cidade inteira, que abraçou o Napoli, fazendo muita festa com a conquista. No atual momento o campeonato ainda não acabou, mas o Napoli já tem dezessete pontos de diferença do segundo colocado.

Dois nomes são responsáveis pelo rendimento do time durante a temporada. Primeiro destacamos o atacante nigeriano Osimhen, que foi o artilheiro da equipe, decisivo ao longo do campeonato, além de ser o artilheiro da série A. Sendo um jogador forte e rápido, ele atravessou um período de lesão e mesmo assim voltou com tudo, marcando o gol de empate que confirmou o título. A outra grata surpresa napolitana é o meio campista vindo da Geórgia, chamado Kvaratskhelia, responsável pela criação das jogas e por diversas assistências para gol. Durante a campanha os duelos contra a Juventus foram um marco, vencendo em Turim por 1 a 0 e depois aplicando uma goleada sensacional por 5 a 1. A única equipe que superou os napolitanos foi o Milan, que os venceram uma vez, além de elimina-los na Champios league. Apesar disso o Milan não foi bem no torneio nacional, bem diferente do Napoli, que conseguiu se manter no topo ao longo do ano. Na reta final vimos a torcida napolitana fazendo uma festa gigante, cantando nas ruas, lotando o estádio na partida onde o título poderia ter vindo, mas acabou em um empate frustrante contra o Salernitana. Tudo bem, o título veio contra o Udinese, com um empate e gol de Osimhen, e mesmo fora de casa a torcida fez a festa na cidade de Udine, lotando a praça pública, e claro, o estádio Diego Armando Maradona estava em festa para celebrar a conquista, o terceiro scudetto do Napoli na sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA