Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Kotonoha No Niwa, o jardim das palavras

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Makoto Shinkai é o meu diretor preferido de animações japonesas, com cada uma de suas produções sendo uma verdadeira obra de arte, por conta de seu roteiro dramático e a realidade que a animação transmite. Kotonoha No Niwa consegue fazer uma analogia entre a vida e as estações do tempo, dando um foco maior na chuva. Sendo lançado em 2013 a animação apesar de possuir pouco tempo, consegue transmitir muita emoção e em certos momentos nos causam um aperto no peito. A trama fala sobre relacionamento e a diferença de idade, trata de temas importantes como a depressão e o bullyng, além da busca por conseguir trabalhar com aquilo que sonhamos. Com uma trilha sonora muito bonita e um jogo de cores lindo, Kotonoha No Niwa é uma obra de arte de Shinkai.


A história se concentra em um jardim da cidade de Tóquio, muito verde e com um espaço coberto para descanso. É em um dia de chuva que o estudante de 15 anos chamado Takao vai até o jardim para desenhar sapatos, já que ele sonha em ser um sapateiro. É então que ele conhece a garota de 27 anos Yukino, que esta logo cedo tomando cerveja e comendo chocolates. Ela logo reconhece que o garoto estuda onde ela trabalha como professora, mas fica quieta. Nos dias de chuva os dois sempre se encontram no mesmo jardim e desenvolvem uma amizade, e aos poucos vamos descobrindo sobre a vida particular deles, apesar deles nada comentarem sobre seus problemas um para o outro. Takao vive sozinho, já que tanto a mãe como o irmão mais velho foram morar com seus respectivos namorados. Por outro lado, Yukino passa por um período de problemas emocionais, já que na escola ela sofre uma perseguição por parte de uma aluna que teve seu namorado se interessando pela professora. Como vingança a aluna espalhou boatos sobre Yukino. O contato da professora com Takao a ajuda a voltar a se alimentar direito, e ambos desejam pelos dias de chuva para poder se encontrarem.

O dias de sol voltam para na cidade e Takao deixa de ir ao jardim. Ele só encontra Yukino na escola e se surpreende ao saber que ela dava aula ali. É então que ele descobre a perseguição que ela sofre e que ela vai sair da escola. Takao vai tirar satisfação sobre o assunto e acaba apanhando. Em um dia de chuva torrencial os protagonistas voltam a se encontrar no jardim e acabam por tomarem a chuva e ficam ensopados, com o garoto dizendo que ficara cm ela tanto nos dias de chuva como nos dias de sol. Finalmente Takao conhece o apartamento de Yukino e revela que esta apaixonado por ela. Yukino diz que vai mudar de cidade e Takao desce as escadas revoltado. Temos uma cena emocionante com ela indo atrás dele, e ela o agradece, pois foi Takao quem a libertou da solidão que estava vivendo. O filme termina em aberto, pois de fato Yukino se muda e uma nova estação chega, com a neve caindo no Japão. Takao segue atrás do seus sonho e faz um sapato perfeito para enviar para a garota. Percebemos assim que ele continua se comunicando com ela por cartas, mostrando que ainda existe sentimentos entre eles. Tudo isso ao som da música "Rain", cantada por Motohiro Hata. Ficamos assim a refletir se a diferença de idade entre os dois poderia impedir o relacionamento. Kotonoha No Niwa é uma viagem por dentro dos sentimentos humanos e seus conflitos, de forma muito profunda e bonita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA