Hoje é muito comum vermos nos pés de muitas pessoas o tênis Air Jordan, dos mais variados modelos. O incrível é que muita gente nem sabe que o calçado tem esse nome por conta do famoso ex jogador de basquete Michael Jordan, o melhor de todos os tempos nesse esporte. O atleta conseguiu algo que nenhum outro esportista conseguiu, o de fazer com que a sua marca fosse maior que seu próprio nome e história dentro de uma modalidade. O jogado entrou para a NBA em 1984, e então no ano de 1985 a Nike lançou o Air Jordan, colocando o jogador como centro das atenções. O sucesso foi tremendo, o tênis vendeu muito e se tornou uma marca própria. Tudo isso foi contado através do filme lançado esse ano, tendo a direção do Ben Affleck, com um elenco estrelado compondo a produção.
Air, a história do tênis do Jordan
terça-feira, 23 de maio de 2023
O roteiro do filme "Air" busca mostrar a história de como a Nike conseguiu conquistar Michael Jordan, o levando a ser patrocinado pela marca e tendo um tênis com o seu próprio nome. É tudo baseado em fatos reais, e os personagens envolvidos nesse contexto estão representados dentro da produção. Ben Affleck também atua, interpretando o fundador da Nike, o excêntrico Phil Knight. O personagem principal é interpretado por Matt Damon, onde ele é Sonny Vaccaro. o homem que trabalhava para capturar novos atletas do basquete para serem patrocinados pela empresa. O problema é que o setor de basquete da Nike não conseguia atrair ninguém, pois os atletas naqueles anos preferiam jogar com outras duas marcas de tênis, a Adidas e a Converse. Sonny foi a pessoa que revolucionou o mercado, fazendo com que a Nike entrasse de cabeça no mercado da NBA, e hoje em dia é a marca que mais veste os pés dos atletas do basquete. Sonny tenta convencer Phil de que Jordan é o cara do momento, e assim ultrapassa os limites e arrisca tudo para convencer o garoto a assinar com a empresa.
Acontece que a pessoa que faz as decisões na família Jordan é matriarca, chamada Deloris, que tem como interprete a excelente Viola Davis, que dá um show de atuação. Sonny vai até a casa dela e lhe mostra a proposta de ter Michael como patrocinado da Nike. Gosto quando ele diz que "Um tênis é só um tênis, até que alguém o coloque nos pés". Assim ele procura dizer que Michael Jordan vai fazer com o que o tênis Nike alcance patamares altíssimos apenas porque ele o veste, pois Sonny acredita que o atleta será o maior de todos os tempos. Isso é levado ainda mais em conta na reunião de apresentação do Air Jordan, quando Sonny faz um discurso emocionante, declarando que todos na mesa serão esquecidos, mas Michael Jordan terá o seu nome lembrado, pois ele fara coisas grandes no esporte. A negociação entre a família Jordan e a Nike mudou como as coisas eram feitas no esporte, pois Deloris fez com que o filho tivesse participação financeira com a venda do Air Jordan. Phil decide fazer algo novo e decide apostar no garoto. Acredito que essa é a maior parceria entre uma marca e um atleta de todos os tempos, pois tanto a Nike como Michael Jordan nunca mais foram os mesmos depois disso. Acho interessante que Michael Jordan não aparece e não tem falas, apesar de estar presente no filme. "Air" emociona, inspira e mostra que a grandeza pode estar perto de você.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário