Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Questão de tempo, precisamos mesmo mudar o passado?

terça-feira, 4 de abril de 2023

Lançado em 2013, esse filme consegue trazer uma leveza muito grande em seu roteiro, unindo o romance com a temática de viagem no tempo, buscando mostrar que o que importa na verdade é o tempo que passamos com aqueles que nós amamos. Dirigido por Richard Curtis, a obra traz em seu elenco Domhnall Gleeson como protagonista junto com a já famosa Rachel McAdams. Além deles, ainda temos uma ainda novata Margot Robbie participando da trama. Bill Night é o pai do jovem Tim, e certo dia lhe conta que os homens da família possuem um dom, o de poderem viajar no tempo. O filme não explica de forma científica como isso funciona, mas o usa o tema para tratar de questões humanas e emocionais.


O que você faria se pudesse voltar no tempo? Interessante que o pai do protagonista usa o seu dom para poder ler o máximo de livros que pudesse ler. Tim por outro lado quer ter a chance de conquistar uma garota, e na sua primeira tentativa com a linda Charlotte acaba não dando certo. É então que ele se apaixona por Mary e acaba roubando no jogo, pois volta no tempo para conhece-la antes que ela tivesse um namorado, e assim consegue namorar com ela e em seguida ter um casamento e uma filha. Tim chega a ter uma chance de ter um romance com Charlotte, a gata de sua juventude, mas se recusa por amor a Mary. O principal conflito da trama acontece quando  a irmã de Tim sofre um acidente e ele tenta consertar as coisas. Com as mudanças, a linha temporal de sua vida acaba mudando, o levando a fazer o acidente acontecer e tudo voltar ao normal. Percebemos assim que existem certas circunstâncias da vida que precisamos viver, não adiantando mexer no tempo, pois os problemas acabam por fazer parte do nosso crescimento. É o primeiro ensino que o filme nos traz.

Tudo é muito leve, sem muitas reviravoltas e crise, pois a mensagem esta na questão da necessidade de voltar no tempo para buscar viver sempre algo melhor. Será que precisamos tanto assim de mudanças em nossa rota de vida? Acredito que você é hoje quem é devido as coisas que viveu, e se voltasse para tentar mudar algo, iria mudar quem você se tornou. Quando o pai de Tim fica doente e esta prestes a morrer ele percebe que o próprio pai voltava no tempo para buscar ter mais momentos com o filho, buscando assim criar memórias. Ou seja, aproveite as chances que você tem hoje com as pessoas que estão ao seu redor. Quando o pai falece e Tim tem o terceiro filho, não é mais possível que o protagonista volte no tempo para ter lembranças com o pai. Tim nos conta que sua figura paterna tinha algumas regras para uma vida feliz: viver um dia de cada vez, para em seguida viver o mesmo dia, mas observando as coisas boas que aconteceram nele. Tim então estabelece uma nova regra, a de não voltar no tempo, mas viver o dia uma única vez, e aproveitar cada momento dele. É uma ótima mensagem, pois somos seres mortais, sem esse dom. Temos apenas um dia e assim temos que fazer dele algo único, buscando aproveitar tudo aquilo que ele nos oferece, com aquele que amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA