Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Interstellar, um filme inesquecível

terça-feira, 25 de abril de 2023

Eu sou um grande admirador do trabalho do diretor Christopher Nolan, que já criou diversas obras cinematográficas sensacionais, mas sem dúvida, pelo menos para mim, o seu melhor filme se chama "Interstellar', que envolve física, viagem no tempo e ficção científica. Toda a trama traz um elenco estrelado, contando com nomes famosos como Anne Hathaway, Jessica Chastain e o protagonista Matthew McConaughey, que entrega uma atuação emocionante. Poucos filmes me fizeram chorar, e este é um que traz um cena que mexeu muito comigo. O roteiro nos apresenta um planeta Terra vivendo uma enorme crise, com a população tendo dificuldade com alimentação. Com o planeta condenado é necessário buscar um novo planeta, e assim o astronauta Cooper lidera a missão.


Cooper tem uma filha pequena, chamada Murphy e é muito duro para ele se separar dela nessa longa missão. Ele faz um promessa de retorno, e parte para o espaço com Amélia Brand e mais um astronauta para poder investigar a possível existência de um planeta onde a vida humana poderá ser habitada. Durante a  viagem Cooper troca mensagens de vídeo com a filha e vai acompanhando a evolução dela. Tudo entra em conflito quando com a possibilidade de visitarem três planetas, se decidem ir por um deles, mas um acidente acontece. O planeta possui diversas ondas gigantes, que acaba atrasando Amélia e Cooper. O problema é que o tempo ali era diferente, então quando retornam para a nave, na Terra se passaram muitos anos. Cooper se desespera e ao receber a mensagens da filha e chora sem parar, pois perdeu a sua infância e agora não sabe se um dia retornara para vê-la viva. Essa cena me pegou, pois tenho uma irmã pequena, e me coloquei no lugar do personagem. O roteiro de Nolan busca nos ensinar todos os conceitos de viagem espacial e buraco negro, que gerou criticas por algumas pessoas, por ser muito explicativo, mas ao meu ver não atrapalha em nada dentro da trama.

Na Terra, Murphy se tornou uma cientista muito inteligente, que ajuda na missão de salvar a Terra, mas sofre por não saber se o pai retornara, além de ficar chateada por Cooper não ter cumprido a sua promessa de retorno. O segundo planeta visitado pela tripulação no espaço é um local de temperatura muito fria, onde eles foram até lá por receberem um chamado de alguém vivo. Ao chegarem encontram o Dr. Mann, interpretado por Matt Damon. Mann acabou sendo egoísta, querendo apenas ser resgatado, e assim tenta matar Cooper, atrasando ainda mais o projeto de encontrar um novo planeta. Por fim, finalmente acabam indo até um planeta, que Amélia desde o início queria ir, sendo atraída por amor, enquanto Cooper muito cético atrasou ao ir para os planetas anteriores. Ele entram em um buraco negro, onde Cooper acaba percebendo que viajou no tempo, pois conseguia enxergar sua vida na Terra no tempo em que vivia com a filha pequena. No inicio do filme os livros da biblioteca de sua casa mexiam, e agora ele descobriu que era ele mesmo que fazia isso, buscando passar a mensagem para a filha. O final da história apesar de ser um pouco confusa e da qual não gostei tanto, mostra Cooper no planeta onde os humanos conseguiram colonizar e finalmente reencontra Murphy velha e de cama. Finalmente pai e filha conseguem se reencontrar e Murphy diz "Você não envelheceu nada". Interstellar é um filme sobre ficção cientifica, mas também sobre um relacionamento verdadeiro entre pai e filha, que causa emoção e nos atinge fortemente. Considero Interstellar um clássico do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA