Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O que aprendi lendo o livro do Abel Ferreira

quinta-feira, 28 de abril de 2022

O português não veio ao Brasil para brincadeiras, e isso é logo percebido nas primeiras páginas do seu livro. Quando ele com sua equipe atravessaram o Atlântico o objetivo era apenas único, o de ganhar títulos e fazer história no Brasil. Vindo sem a família, Abel tem marcado o futebol brasileiro, onde já venceu vários campeonatos, entre eles a Copa do Brasil e duas Libertadores da América. Como uma forma de cooperar com o futebol ele decidiu transformar o seu trabalho em livro, contando como pensa o jogo e como desenvolveu estratégias para vencer as partidas. Quero te contar o que aprendi com a leitura.


Todos dentro da equipe são importantes

Quando chegou ao Brasil, o treinador decidiu se reunir com todos os componentes do clube. Mesmo antes de chegar já havia se comunicado com os capitães da equipe para obter um feedback. Em seguida, ao chegar em nosso país realizou reuniões estratégicas, primeiro com a diretoria, depois com o setor do futebol e por fim com todos funcionários do clube. Assim ele apresentou seu plano e demonstrou que todos na equipe eram importantes. É nítido como ele leva isso a sério, onde nas coletivas sempre diz que seu sucesso é devido aos seus jogadores.

A regra das 24 horas

Esse ensino é para ser levado para nossa vida e desafios diários. Para nunca ficar deslumbrado e nem mesmo se sentindo um derrotado, Abel usa essa regra para se manter um vencedor. Você conseguiu uma vitória? Então tem 24 para comemorar, depois disso precisa voltar ao trabalho. Houve uma derrota? Se lamente também por apenas 24 horas, pois depois disso precisa se levantar e voltar para a guerra. Com essa maneira de pensar conseguimos manter as coisas equilibradas.

Antecipação de cenário

Abel respira futebol, e estuda muito o jogo. Então ele busca se preparar da melhor maneira para conseguir a vitória. O português cria uma forma do time atacar e também como deve se defender contra o adversário. Mas ainda assim imprevistos podem acontecer, então também é importante uma preparação. Abel cria então uma antecipação de cenário, onde ele imagina situações que podem acontecer na partida, e assim cria um plano para esses momento decisivos. Parece que ele sempre tem um plano, e é verdade, porque esse plano foi visualizado antes do jogo.

Obsessão por aquilo que se deseja

Novamente, Abel tem fome de vitórias e se prepara ao máximo para chegar ao topo. O treinador realmente vive o Palmeiras, chegando até a ensinar que tem muitos que não gostam do clube, mas gostam de vencer. Quando perdem, criticam. Abel resgatou a paixão de ser palmeirense na torcida, porque ele se doa pelo clube. Se você olhar a primeira entrevista dele no clube e olhar hoje, irá perceber que ele envelheceu, tem cabelos brancos. O nome disso é obsessão, um desejo ardente por vencer. Em tudo em nossa vida devemos aplicar esse principio, pois nada vem de graça, é preciso querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA