Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Macron conquista reeleição na França

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Após vinte anos, um presidente francês consegue se reeleger, e o nome dele é Emmanuel Macron, que após disputar o principal cargo da França contra Marine Le Pen, se sagrou o vencedor das eleições francesas. Apesar de possuir uma popularidade menos do que do primeiro mandato, Macron teve 58,55% de votos, contra 41,45% de Le Pen. Desta vez tudo foi decidido no segundo turno, com batalha acirrada nas pesquisas. Macron garante seu segundo mandato, demonstrando respeito pela adversaria e cheio de projetos para a nova gestão. O que isso muda NA França e no mundo?


A extrema direita cresceu muito na França nos últimos anos, e a principal representante desse pensamento politico era Le Pen, que acabou vendo outros partidos se unindo para que ela perdesse, já que os franceses possuem uma veia mais ligada a esquerda politica, algo que Macron parece estar se distanciando cada vez mais. Le Pen chegou a criticar o modelo europeu de governo, chegando até mesmo a fazer elogios a Putin. Por outro lado, Macron esta de olho na Europa, já que busca preencher a a lacuna de grande líder da Europa deixada por Angela Markel. É comum vermos Macron sempre envolvido na politica externa, chegando a fazer diversas ligações para conversar com Putin para impedir a guerra contra a Ucrância. Emmanuel é muito criticado pela população francesa devido a sua politica externa, pois alegam que ele se importa mais com a Europa do que com a própria França.

Internamente, o presidente francês é a favor de reforçar as fronteiras, devido a muitos imigrantes chegarem ao país de forma ilegal. Ele também tenta conter o radicalismo Islã, além de criar leis contra os protestos que acontecem em Universidades. A França é um país muito ligado a movimentos e revoluções, mas já faz alguns anos que tais ações tem diminuído. Na eleição deste ano foi possível perceber o eleitorado de cada candidato. Le Pen teve maior votos entre a classe trabalhadora e pessoas de meia idade. Por outro lado Macron foi maioria entre os jovens, idosos e pessoas escolarizadas. E o Brasil? Bem, não é segredo que Bolsonaro não gosta do presidente da França, onde inclusive já fez piadas com ele. Macron por várias vezes fala sobre a Amazônia e que ela precisa ser monitorada e cuidada, algo que Bolsonaro encara como invasão de território. Sendo assim, veremos Macron seguir falando sobre nossa floresta, além de vermos distante um acordo entre a União europeia e o Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA