Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O livro Perdido em Marte

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Os amantes da exploração espacial sonham com o homem chegando ao Planeta Marte em algum momento, e o mundo da ficção usa isso a seu favor. A prova disso é o livro "Perdido em Marte", escrito por Andy Weir, onde ele traz uma trama cheia de suspense e aventura. Imagine um astronauta ficando sozinho no planeta vermelho, tendo que se virar e sobreviver na solidão. Essa é a história que Andy nos traz em sua obra. Após uma missão em Marte, o astronauta Mark acaba ficando sozinho. A única alternativa é usar seus conhecimentos para tentar sobreviver enquanto aguarda um possível resgate.


A principal mensagem do livro é mostrar a perseverança de um ser humano para sobreviver, mesmo com uma situação totalmente adversa. Imagine só tentar viver em Marte tendo que criar formas para se alimentar e viver em um clima diferente do Terra, sem contar com o longo período sem ninguém para se comunicar. O primeiro desafio do astronauta é conseguir comunicação com a Terra e avisar que esta vivo, gerando frustração na equipe, pois acabaram deixando um homem para trás. É interessante vermos Mark buscando prolongar sua vida ao máximo, plantando alimentos, criando possibilidades e vencendo a solidão. A partir de então o mundo todo abraça a causa e tenta buscar soluções para um resgate, enquanto se comunica com o astronauta todos os dias.

A equipe de Mark passa por uma crise por toda viagem, desejando salvar o amigo, mas sem saber se isso garantia a sobrevivência deles próprios. A NASA acaba tendo que unir aos chineses para traçarem um plano de resgate. Andy Weir descreve muito bem as cenas, contando a história como se Mark estivesse escrevendo um diário. Dessa maneira conseguimos nos sentir próximos do personagem, vivendo junto com ele as angustias por estar sozinho. A obra nos mostra que o ser humano precisa de relacionamentos para seguir vivendo, que ninguém consegue ser feliz sozinho, somos pessoas de contato com outros humanos. Apesar de tratar do tema solidão, o livro não é triste, pelo contrário. Andy Weir é muito dinâmico em sua escrita, tendo várias cenas de humor, mostrando que isso também é uma forma de manter a mente viva em meio a dificuldades. Perdido em Marte é uma ótima leitura, com uma linguagem muito simples, que nos coloca dentro do planeta vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA