Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Legião Urbana- O descobrimento do Brasil

sábado, 6 de janeiro de 2024

O sexto do álbum de uma das principais bandas do Brasil foi lançado em 1993, buscando trazer uma mensagem estética também, através da arte da capa do disco, com os músicos vestindo roupas medievais. Se no álbum anterior havia um teor de melancolia e tristeza, agora em "O descobrimento do Brasil" a banda traz mais leveza em suas canções e um ar de otimismo. Em várias entrevistas Renato Russo falava a respeito de estar deixando o vicio em drogas e com muita visão, dizia bastante a respeito do crescimento e prosperidade do Brasil. Na parte musical, o Legião Urbana traz mais rock e mais guitarras no som, diferente de toda psicodelia do disco anterior. Podemos dizer que esse sexto álbum é um recomeço de visual e letras do Legião Urbana.


A música que abre o novo trabalho é "Vinte e nove", que busca retratar os vinte e nove dias que Renato Russo ficou internado em uma clinica de reabilitação para dependentes químicos. A canção traz uma melodia muito boa. Em "A fonte" já começamos a perceber as guitarras ganhando espaço em cena, em uma letra que traz Renato começando a se questionar a respeito de si mesmo. "Do espirito" tem até um solo de guitarra mostrando o talento de Dado Villa-Lobos, em uma letra que ele fala que não quer mais saber da pessoa que estava namorando. É perceptível a inspiração no grunge que fazia sucesso através de bandas como Nirvana e Pearl Jam. Um dos grandes sucessos do disco se chama "Perfeição", que traz até sonoridade eletrônica, com Renato falando de diversas coisas que não são boas nas pessoas e no Brasil, lembrando até mesmo o estilo de letra produzida por outra banda nacional, o Titãs. Essa música é uma forma de protesto que Renato encontrou de fazer através de sua letra. A leveza que estávamos acostumados do Legião aparece em "O descobrimento do Brasil", que é muito bonita, falando sobre um casal que anseia por uma vida melhor.

Na canção "Os barcos" temos os bons três acordes de violão guiando a voz de Renato Russo. Uma das músicas mais bonitas da banda se chama "Vamos fazer um filme", que traz um tom de nostalgia e dias de escola. Em "Os anjos" temos o letrista inconformado com  a situação do Brasil e diversas atitudes das pessoas em nossa sociedade, com uma melodia muito bonita. "Um dia perfeito" é mais melancólica e intimista, quando em seguida temos "Giz", que é a canção favorita de Renato Russo. Realmente ela é muito bonita e traz o tom infantil e romântica do amor verdadeiro. O momento onde Renato canta que o amor esta chegando e ele esta gostando de alguém novamente é excelente. "Love in the afternoon" é mais emotiva, falando que pessoas boas morrem acabam morrendo cedo e isso é estranho. Renato disse que essa canção era uma homenagem para Kurt Cobain, vocalista do nirvana que havia morrido. Uma outra música muito boa é "La Nuova Gioventu", que traz esse nome em italiano remetendo as origens do vocalista, descendente de italianos. Ela é bem rock and roll, falando que ele se sente melhor quando tem a pessoa amada ao seu lado. Por fim, temos "Só por hoje" é um retrato de Renato Russo lutando contra as drogas, usando a frase daqueles que lutam contra os seu vícios. O tom é melódico e a letra é muito bonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA