Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Aftersun, sobre pai e filha

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Existem filmes que falam sem falar nada, que transmitem uma mensagem apenas através de suas cenas e daquilo que esta acontecendo em tela. O filme indie Aftersun é exatamente isso, mostrando tantos sentimentos sem que o protagonista diga isso para a sua filha. A obra é a estreia da diretor Charlote Wells por trás das câmeras, e ela faz um ótimo trabalho, fazendo do filme um dos possíveis concorrente a prêmios na próxima premiação do Oscar. Aftersun traz como protagonista o ator Paul Mescal e a talentosa atriz mirim Frankie Corio.


A trama mostra um pai e sua filha fazendo uma viagem de férias na Turquia e registram toda essa viagem através de uma câmera de filmagem. Em outro salto o filme intercala as cenas da viagem com o futuro. onde vemos Sophie já mais velha em uma balada, onde parece que ela esta pensando naquela semana que passou com o seu pai no inicio da adolescência. É nítido que os pais são separados e aquele homem possui pouco tempo com a filha, tendo nas viagens anuais uma oportunidade de aproximação. Acontece que dessa vez as coisas estão diferentes, com o pai com o braço enfaixado, sem sabermos o motivo, enquanto ele passa por momentos de angustia sozinho ao longo da trama. A menina não sabe disso, não vê esses momentos e encara tudo apenas como um passeio. Isso me faz pensar em quantas vezes em nossas infância estávamos com nossos pais sem percebermos nada, enquanto eles estavam passando por algum problema em silêncio.

Por outro lado também acompanhamos o desenvolvimento de Sophie, que esta entrando na adolescência e descobrindo seus gostos e suas aspirações. Ela não quer mais ficar com as crianças na piscina, mas com os mais velhos, onde observa com interesse alguns deles se beijando e como se relacionam. Ela e o pai estão em um clube para turistas, então vemos alguns personagens contracenarem com os protagonistas. Apesar disso, aquele pai segue sozinho por todo tempo, não o vemos muito de conversa e com pouco sorriso. De fato ele passa por uma crise, mas não transparece nada para a filha. É o momento de criação de memória entre eles. Gosto de uma cena onde Sophie fala que todos nós vemos o mesmo sol, não importa onde cada um esteja, e isso faz parecer que estamos todos muito perto. Quando ela vive a experiência do primeiro beijo, conta ao pai, e isso cria entre eles uma relação de confiança. A viagem finaliza em uma dança muito bonita e de proximidade entre eles ao som da música do Queen, "Under pressure". Na volta para casa vemos as cenas através das filmagens da câmera, com pai e filha se despedindo, indo cada um para um lado. Aftersun é um filme sobre relacionamento e sobre memórias. Um filme bom de se assistir e aquecer o coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA