Parece que foi ontem, mas já faz muito tempo que os anos noventa aconteceram. O mundo era bem diferente naquela época, bem mais analógico, bem mais simples e muito mais lento. Não digo que o mundo de antigamente era melhor, porque hoje em dia as coisas são mais facilitadas e a velocidade e tecnologia ajudam em muitas ocasiões. Ainda assim não da para negar o charme dos anos noventa, com suas roupas largas, sem internet e com acessórios muito diferentes dos de hoje. As pessoas pensavam diferente, as ruas eram outras, as brincadeiras infantis eram mais vivas, e parecia, talvez seja só impressão, mas parecia que as pessoas viviam a vida real muito mais.
Esses dias estava passando em um parque da minha cidade, que possui uma quadra de futebol coberta, bem legal de se jogar bola. Era a noite, tempo fresco, e pasmem, não tinha ninguém praticando o esporte. Logo, como um homem de mais de trinta anos, pensei assim "Na minha época com certeza estaria lotada". Mas isso é verdade, jogávamos bola nas mais diversas quadras da cidade, com aquela velha rivalidade entre garotos de ruas e bairros diferentes. Mas onde estaria os meninos da atualidade? Com certeza com a cara em alguma tela de celular. Me parece que as crianças e adolescentes brincavam mais e possuíam uma vida mais ativa. Mas não pense que tudo era uma maravilha, pois a lentidão das coisas atrasavam muitas novidades de chegarem por aqui. Veja bem, para um filme chegar em nossos cinemas, era só depois de um ano do lançamento nos EUA. Sabe essas informações sobre tudo que queremos saber? Então, nos anos noventa isso só seria possível através de bibliotecas ou então em revistas especializadas. Sim, havia revistas dos mais variados assuntos.
Sabe uma das coisas que eu mais gostava? Jogar futebol na rua. Era fácil, duas pedras para montar o golzinho, chamava a turma da rua e assim nos divertíamos por horas. Também tinha mais conversas olho a olho, pois se você quisesse ver alguém, não tinha rede social, você teria que tirar a bunda do sofá e ir visitar a pessoa que você queria encontrar. Ainda sobre esportes, futebol na televisão não era como hoje, nem todas as partidas passavam. Naquela década as novelas globais ainda influenciavam toda população, seja através de gírias, roupas ou comportamentos. Falando em roupas, se você pegar as fotos dessa época, verá tanta gente com roupas mais largas, e sim, também mais feias. Temos que agradecer pela evolução, já que as coisas melhoraram muito. Na escola os alunos estavam de corpo presente na sala de aula, já que não havia celular para tirar nossa atenção. Esse tal de bullyng que se fala tanto hoje, não existia naqueles anos, tudo era brincadeira, havia mais liberdade e ninguém saia chorando. As pessoas eram mais fortes e sabiam lidar melhor com seus problemas. Acredite, nos anos noventa as horas se passavam com mais lentidão, tínhamos mais tempo para desfrutar do momento, sem ficar em bisca de algo novo a todo momento. Enfim, quem viveu os anos noventa, viveu bons anos de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário