Quando o ano de 2022 começou eu já tinha algumas previsões daquilo que poderia vir a acontecer no Brasil, em um ano onde teríamos eleições no Brasil. Não por ser um futurologista, mas por conseguir ler algumas coisas que estavam acontecendo no mundo, principalmente nos Estados Unidos. Na verdade, o Brasil acaba seguindo como um espelho americano. Olhe só, sempre que algo acontece nos EUA, ele vem a acontecer depois de algum tempo em nosso país. Trump venceu e em seguida Bolsonaro virou presidente do Brasil. Quando Biden ganhou como presidente americano eu já esperava que Bolsonaro perderia no país, e que em seguida ocorreria o mesmo que houve por lá. Se eles tiveram a invasão do Capitólio, nós vimos uma invasão no Planalto brasileiro.
Todo extremismo é muito ruim, e o que vimos no dia 08 de janeiro de 2023 foi algo muito ruim. Desde que Jair Bolsonaro perdeu as eleições, vimos muitas coisas acontecerem. Primeiro, Bolsonaro ficou quieto e até o momento não assume a derrota. Não quero entrar em dimensões de se houve fraude ou não, mas a verdade é que acredito na democracia. Se houve derrota, assuma a derrota. O silêncio dele acaba provocando as massas. Por mais que Bolsonaro nada tenha falado, os bolsonaristas não aceitam a perca e seguem protestando. O ato de protestar não é ruim, deve ser feito quando você não concorda com algo. O problema é a bagunça, é a destruição. O que foi feito no Planalto em Brasília foi uma destruição de patrimônios nacionais, uma falta de respeito com tudo aquilo que envolve o Brasil como nação. Foi uma tentativa de golpe de estado? Não, porque não houve uma ação das forças armadas, mas o que aconteceu no inicio do mês foi o mesmo que houve nos EUA quando Trump perdeu, ou seja, uma ação de revolta, mas que não vai mudar nada em relação aos resultados das eleições.
A imagem da Direita brasileira acaba sendo manchada devido a tais ações, dando agora mais força para a Esquerda. Muitos quando pensam na Direita logo associam o pensamento de direitismo a Bolsonaro, quando isso não é verdade. Tudo começou muito antes do dia 08. Muitos bolsonaristas já estavam plantados em diversos locais do país, em frente ao exército em várias cidades. Na semana anterior a invasão um grande número de pessoas chegou em Brasília, então já era esperado que algo aconteceria, como de fato aconteceu. Simplesmente a invasão ao Planalto aconteceu, e não houve resistência da policia ou do exército, mostrando assim que existem áreas do Brasil que não aceitam também os resultados das eleições. Estamos vivendo um tempo de turbulência no Brasil, onde não sabemos o que pode vir acontecer. Muitas pessoas foram presas e o ato foi recriminado e reprovado por todos, deixando uma mancha negativa para o nosso país. Vamos seguir observando os próximos acontecimentos e entender o rumo que as coisas vão tomar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário