Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Forasteiros, um relato sobre o jogo na arquibancada

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Como uma pessoa que ama futebol, ler o livrio escrito pelo Rodrigo Barneschi é um presente para quem gosta do esporte. O mais interessante do relato dele nesta obra é a maneira que ele nos conta sobre o jogo. O livro "Forasteiros" nos conta sobre as aventuras do jornalista pelos estádios de futebol pelo Brasil e pela América do sul. Não apenas isso, seus relatos são na visão de um torcedor visitante, que ele chama de forasteiro. Ao ler o livro somos transportados para aquele pedaço de concreto e sentimos as emoções que ele nos relata, nos contando sobre os perigos, emoções, alegrias e tristezas de seguir um time de futebol.


Rodrigo não nos esconde o seu time de coração, ele é palmeirense. Mas apesar da revelação, isso não influencia em nada a leitura, pois não é uma obra voltada para quem torce para o Palmeiras, mas para aqueles que possuem a vida de ir a jogos de futebol e para aqueles que possuem curiosidade para saber como é. O autor já começa nos contando como decidiu viver essa vida, da qual ele pauta a sua agenda profissional de acordo com as partidas de futebol que ele quer assistir do seu time. Ele nos conta que tudo começou com seu tio o levando ao antigo Palestra Itália para ver um jogo do Palmeiras. A partir de então ele se associou a Mancha verde e seguiu o clube nos mais variados locais, a maioria deles perigosos e com muita história para contar. Como palmeirense, me sinto bem a vontade ao ler os relatos das partidas que ele foi, pois logo me lembro do que eu mesmo estava fazendo naquele dia ou época da temporada. Mas novamente, qualquer amante do futebol, não importa para qual clube torça, ira se deliciar com as aventuras do Rodrigo como forasteiro.

Diversos momentos do livro me chamam a atenção, como por exemplo as diversas partidas que ele foi e uma viagem pela América do sul, assistindo partidas locais para ter a experiência de ver as torcidas organizadas do país atuando. Isso sem falar das vezes que ele foi ver o Palmeiras pela Libertadores, e sim, ele estava naquele jogo contra o Peñarol, em que quase uma tragédia aconteceu. Rodrigo nos traz táticas de como ir como um torcedor visitante em um estádio e nos traz a emoção de as vezes não conseguir ver o jogo com a melhor visão, mas ainda assim sentir as emoções de se estar naquele ambiente. O jornalista nos traz relatos de como foi ser um forasteiro no Mineirão, Maracanã, Olímpico, Vila Belmiro e tantos outros. Existe também uma critica contra como as torcidas organizadas são taxadas de ruins pela grande mídia, além claro ser totalmente contra a torcida única. Apesar de um alto preço ser pago por ele, a paixão e o prazer que ele sente em viver essa vida é inspiradora. Após a leitura do livro, já me pego pesquisando por estádios na cidade, para conhecer e ter a experiência de ser um forasteiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA