Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

O ouro do vôlei masculino nas Olimpíadas de 1992

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O vôlei brasileiro é muito bom, possuindo uma estrutura muito forte atualmente. Muitos não sabem, mas para chegarmos ao nível que estamos hoje, tivemos uma longa jornada, que passa pela geração de prata das Olimpíadas de 1984, para finalmente em 1992 o Brasil conquistar o seu primeiro ouro olímpico, em Barcelona. Essa conquista foi um marco na vida daqueles jogadores, que se tornaram ícones do esporte, alavancando o esporte por todo Brasil, transformando o vôlei no segundo esporte mais praticado no país. Vamos nos lembrar neste texto como foi a jornada rumo ao ouro olímpico.


Na minha infância falar dos jogadores de vôlei de 1992 era como falar de artistas importantes, tamanho foi o peso dessa conquista. Até os dias de hoje é comum pessoas conhecerem nomes como o de Tande, Giovane, Marcelo negrão e Carlão. A equipe era comandada pelo técnico José Roberto Guimarães e estava longe de ser uma das equipes favoritas, mas ao longo do campeonato a seleção brasileira se mostrou muito sólida e talentosa, em uma época onde jogos de vôlei demorava mais do que hoje, pois possuía regras diferentes da atual. Para termos uma ideia da surpresa com a conquista, o Brasil não havia vencido nenhum dos adversários favoritos antes das Olimpíadas, mas José Roberto fez algumas alterações táticas que transformaram a forma do time jogar. Já na primeira fase o Brasil conquistou vitórias mais fáceis, contra a Coreia do sul, Equipe unificada, Holanda e Cuba, garantindo a passagem para a fase decisiva do torneio.

Chegava o momento decisivo do torneio e não havia espaço para erros, e já nas quartas de final uma vitória fácil contra o Japão por 3/0. O desafio maior veio em seguida, contra a poderosa equipe dos EUA. O jogo foi emocionante, mas Tande, Giovane e o levantador Maurício garantiram o triunfo por 3/1, e assim já garantia ao Brasil uma medalha olímpica. A decisão foi contra a Holanda, que já havíamos vencido na primeira fase. Os europeus começaram melhores e saíram na frente, mas com o desenrolar do jogo o Brasil tomou o controle da partida e venceu com um ponto de saque do Marcelo Negrão, fechando a decisão em 3/0 para os brasileiros. De forma emocionante o Brasil conquistava assim a sua primeira medalha de ouro olímpica, colocando nossa seleção no topo do vôlei mundial. A partir desse fato o Brasil passou a investir ainda mais no esporte, crianças foram inspiradas, torneios nacionais ganharam patrocínio e o Brasil se tornou uma potencia no esporte. O elenco daquele time ficou na história, participando da construção do vôlei como esporte popular no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA