Após 30 anos governando o estado de São Paulo, o partido do PSDB não estará encabeçando nenhum politico como governante. Se existe um partido que mais perdeu nessas eleições, esse partido foi a sigla que chamamos de tucanos. Muitos não esperavam que o partido perderia o governo de São Paulo tão facilmente, e isso aconteceu agora em 2022, com Tarciso sendo o mais votado no estado, disputando um segundo turno contra o petista Fernando Haddad. O atual governador, Rodrigo Garcia, teve muito pouco apoio e em nenhum momento esteve entre os mais votados na pesquisa. E agora? O que será do PSDB?
Apesar da grande perda em São Paulo, o partido conseguiu vencer no Rio Grande do sul, com Eduardo Leite, que se torna uma esperança para o PSDB em uma futura eleição presidencial. Acontece que o que tem ocorrido com o partido vem surgindo já faz alguns anos, em uma mistura de ego e disputas por apoio para a eleição para presidente. O PSDB começou o seu domínio em São Paulo com Mario Covas, que venceu como governador em 1994, em seguida conquistou a reeleição, sendo considerado um bom governante. Em seguida Geraldo Alckmin e José Serra assumiram o posto, aumentando os anos de PSDB no estado. Sem nenhuma dificuldade, Geraldo Alckmin reassumiu o comando por mais dois mandatos. Em meio a isso, víamos Geraldo ou Serra buscando vencer as eleições presidenciáveis, mas acabaram sendo derrotados por Lula e por Dilma. Um novo nome surgiu, o de Aécio Neves, mas o número de polemicas destruiu sua carreira politica.
As coisas começaram a ruir no partido com disputas internas, como por exemplo o atrito entre Alckmin e Serra em 2008 por causa de Kassab, que era vice de Serra e assumiu a prefeitura paulista, começando a gerar os primeiros atrito na sigla. As coisas pareciam melhorar com a chegada de João Dória, que trazia uma mensagem diferente, o fim dos políticos, para o inicio de um gestor no cargo de líder da cidade. Primeiro ele se tornou prefeito da cidade, mas não cumpriu o mandato, já que pulou para ser governador do estado de São Paulo, usando a plataforma Bolsonaro para isso. Surgia assim o BolsoDória, mas logo após eleito, Dória entrou em briga com Bolsonaro e cortou relações. Em 2022 o empresário não conseguiu o que queria, ser candidato a presidente. O PSDB acabou não tendo nenhum candidato e viu Alckmin apoiar Lula, sendo o vice presidente do candidato do PT. Rodrigo Garcia não teve apoio forte em São Paulo e viu ruir sua candidatura com uma derrota esperada, encerrando assim o domínio do PSDB em São Paulo. Os tucanos não morreram, mas estão bem enfraquecidos, com um partido rachado e contando apenas com Eduardo Leite para um ressurgimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário