Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

A história do Rádio

terça-feira, 1 de novembro de 2022

De tempos em tempos se diz algo, que o rádio esta acabando, que as pessoas vão para de ouvir essa mídia. Mas tenho uma frase que brinca com isso, onde digo que "Enquanto houver ouvidos para ouvir, vai existir o rádio". O rádio completa este ano seus cem anos de existência, passando por muita coisa e trazendo muitas informações e coberturas ao longo dos anos. Existem diversas opções para os amantes dessa mídia, seja músicas, seja coberturas de eventos ou as famosas notícias sendo anunciadas através do som. Aqui no Brasil temos tudo separado pela frequência AM e FM, que acabam definindo o estilo de conteúdo. Mas como surgiu o rádio? Como ele conquistou o coração de seus ouvintes?


Pois bem, quem criou o rádio? Qual o ano da criação dessa mídia? A invenção é atribuída para o italiano Guglielmo Marconi, mas existem dados de que muitas outras pessoas já trabalhavam no desenvolvimento da ferramenta em outros lugares do mundo, entre eles, o Brasil. Tudo começa quando a humanidade descobriu que era possível enviar sons e fotos pelo ar, através das ondas de rádio. A pessoa responsável por descobrir a ondas de rádio foi o escocês Heinrich Hertz. De forma técnica ele apresentou a variação rápida da corrente elétrica para o espaço em forma de ondas de rádio. Isso abriu portas para diversas outras descobertas, e em tempos de registro de parentes, que registrava primeiro era considerado o criador da ferramenta. Sendo assim, Marconi criou o Telégrafo sem fio, servindo para a comunicação entre as pessoas. A primeira transmissão de rádio foi em 1901, em um evento esportivo, a regata de Kingstown, para o jornal de Dublin. Marconi chegou a receber o prêmio Nobel de Física.

O formato daquela transmissão não é como a que estamos acostumados hoje, já que ela transmitia apenas sinais. A transmissão de voz só ocorreria em 1921. Marconi ainda teve que disputar a patente com outro famoso inventor, chamado Nikola Tesla. Outra pessoa que entrou na justiça reenvidando a invenção foi JC Bose, argumentando que transmitiu a visita de representantes da Grã-Bretanha em Calcutá no ano de 1896. Dizem que o rádio só não foi um sucesso nos primeiros anos daquele século devido a Primeira Guerra Mundial, que assolava a Europa. Mas com o fim da guerra, o rádio cresceu de forma poderosa, sendo uma mídia muito forte para informações e diversos conteúdos. Era comum vermos famílias em frente ao aparelho, seja para ouvir transmissão de noticias, esportes ou uma rádio novela. O rádio chegou no Brasil em 1923 e a primeira transmissão foi durante a Exposição do Centenário da Independência. Roquette Pinto foi o grande nome que desenvolveu  mídia em nosso país. Através do rádio surgiram outras m´dias, entre ela o Podcast, muito famoso nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA