Não é de hoje que Neymar incomoda as pessoas que não gostam dele. Não é de hoje que o brasileiro reclama de tudo e sempre ataca quem não concorda com ele ou não faz aquilo que ele acha que deve ser feito. Deixa eu colocar o pensamento no contexto. Estamos no atual momento em meio a Copa do mundo de 2022, no primeiro jogo contra a Sérvia o Brasil venceu por 2 a 0, mas com uma baixa. Neymar em uma entrada violenta do adversário acabou torcendo o pé e ao sair do campo chorou bastante. Ao sair mancando era nítido que havia um problema, mas o pior era nas redes sociais, com diversas pessoas comemorando a contusão do craque. Mas por quê isso acontece? Por que o brasileiro é assim?
Esses dias li uma frase interessante, dizendo que o argentino torce pelo Messi, o português torce por Cristiano Ronaldo, mas o brasileiro comemora quando o craque da equipe se machuca. Por que isso acontece? Me parece que o brasileiro tem dificuldade para comemorar a vitória do próximo. Me parece que ser famoso e bem sucedido no Brasil é uma ofensa. Infelizmente, sem generalizar, mas grande parte dos brasileiros possuem uma mentalidade de escrava, de querer sempre receber, sempre ser sustentando, ao invés de se levantar da cadeira e fazer algo. Isso é nítido quando observamos programas como Bolsa família, onde pessoas são sustentadas pelo governo, e assim ficam com preguiça de lutar e conquistar. Mas para que lutar? O governo me sustenta, esse é o pensamento de muitos. Sendo assim, é normal vermos grandes ídolos nacionais serem massacrados ao menor indicio de erro e desconfiança. Parece que quando alguém que esta no topo cai, é uma vitória para quem esta embaixo.
É engraçado que um atleta só fica consagrado quando para de jogar. Eu dou muita risada com os novos fãs do Ronaldo fenômeno. Hoje falam que ele foi o melhor, um gênio. Mas me lembro que quando ele jogava era muito criticado, que a seleção não precisava dele, que havia vendido a Copa de 98 e que ele tinha o joelho podre. É o mesmo com Neymar, que desde o inicio da carreira vem sendo criticado por aquele que tem inveja da vida dele. Neymar tem dinheiro, tem talento e é livre para fazer o que quiser. Infelizmente isso incomoda demais os brasileiros, que pena. Claro que ele se envolve em polemicas, que comete erros, mas quem nunca os cometeu? Os mesmos que o criticam fazem o que na sua rotina? Não, esse texto não é sobre uma defesa para o Neymar, mas para falar de um comportamento ruim de muitos brasileiros, a inveja. Este ano Neymar anunciou que votaria em Bolsonaro, e isso aumentou seu número de críticos, que disparam palavras de ódio contra ele. Mas e se ele tivesse apoiado Lula? Com certeza a posição da ala esquerdista seria outra. Por fim, acredito que aquele que deseja o mal do próximo tem que fazer uma balanço da vida, porque tem coisa errada nessa atitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário