Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Diário de um banana - Rodrick é o cara

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

A primeira vez que escrevi sobre a série Diário de um banana foi em 2012, nos primeiros textos desse blog, e desde então não falei mais sobre os outros livros dessa franquia, mesmo já tendo lido os volumes posteriores. A criação de Jeff Kinney é uma obra muito leve e agradável. Como já disse certa vez, ela cabe tanto para a diversão das crianças como também para a nostalgia dos mais velhos. Diário de um banana é uma série de leitura muito cômica, que acaba contando sobre a vida do garoto Greg Heffley. Após contar suas aventuras no primeiro livro, neste segundo volume Greg nos apresenta como tema principal a sua convivência com seu irmão mais velho, chamado Rodrick.


Ser irmão mais velho é um misto de autoridade com responsabilidade. Como sou o mais velho entre três irmão não sei muito bem o que é ter um, mas sei da importância de ser um. O filho mais novo pode encarar o mais velho como um amigo e protetor, ou como alguém chato que quer ele bem distante e as vezes usa de violência para fazer bullyng com o novato. No livro, Rodrick é o típico adolescente rebelde e ele tem alguns conflitos com Greg. Por outo lado os pais tentam fazer com que os dois tenham uma boa relação, principalmente a mãe deles. Greg começa o seu diário contando que seu irmão Rodrick tem uma informação pesada e constrangedora, e assim Greg se vê vitima dos abusos e chantagens do seu irmão mais velho. Apesar disso, temos bons momentos entre Greg e Rodrick, como por exemplo quando o mais velho ensina Greg a tocar bateria.

Rodrick é muito inteligente, e consegue criar diversos planos para sempre conseguir se sair bem, mesmo nas vezes que acaba entrando em confusão. Greg fez um bullyng na escola com um amigo, e eles ligaram para os pais dele para contar. Acontece que Rodrick atendeu, possuindo assim uma arma contra o irmão mais novo. Por outro lado, Rodrick acabou fazendo uma festa com os amigos dentro de casa, então ambos irmão possuem segredos que não podem ser revelados para os pais. Esses segredos acabam causando uma união entre eles, e assim abamos acompanhando o relacionamento e conflitos entre Greg e Rodrick, até o ponto em que chegamos ao título do livro, com Greg tendo admiração por seu irmão mais velho. A trama da obra é muito bem desenvolvida e é um charme vermos tudo sendo construído em um formato de diário. Os desenhos de Jeff seguem sendo muito bons. "Rodcrick é o cara" consegue ser melhor que o primeiro volume, fortalecendo a franquia Diário de um banana, que acabou também ganhando o seu próprio filme. é uma ótima leitura, indico para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA