O Nirvana foi uma das bandas que marcaram uma geração, e até os dias de hoje falamos a respeito dela, com um som com guitarras distorcidas e letras cruas, Kurt Cobain acabou sendo uma figura do rock mundial. Mas em 1993 ele surpreendeu a todos, quando levou o Nirvana a fazer um show acústico, colocando as canções de densas guitarras para ser tocada com apenas violões, em novas versões. Essa gravação aconteceu em Nova Iorque, e se tornou um dos grandes discos desse formato, se não, o melhor deles. Com uma decoração diferente, o Nirvana tocou suas músicas em outro tom e versão, além de alguns covers que dicaram sensacionais.
Podemos até arriscar a dizer que ali naquele show tínhamos um Nirvana até mesmo mais folk, devido ao estilo violão, que coube muito bem com a voz de Kurt. A primeira canção é "About a girl", que ficou muito boa e mais emotiva com os vilões, em um refrao muito marcante. "Come as you are" segue a mesma linha e tom na sua versão acústica. Kurt apresenta os músicos da banda e eles tocam o primeiro cover da noite, a canção "Jesus doesn't want me for a sunbeam", da banda escocesa chamada The Vaselines, que nessa versão está bastante intimista, onde Krist Novoselic toca uma sanfona e Dave Grohl vai para o violão. O segundo cover é de uma música do David Bowie, chamada "The man who sold the world", em uma versão histórica da música. O momento de tensão ocorre antes de "Pennyroyal tea", pois Kurt diz que não sabe se vai conseguir tocar ela, devido a dificuldades no ensaio. Mas com apenas voz e violão, Kurt Cobain entrega uma performance sensacional. Krist fica apreciando o amigo cantar e no final elogia o vocalista. Em seguida o Nirvana toca "Dumb" muito bem.
O show acústico segue com "Polly" e em seguida "On a plain", e Dave apoia com a segunda voz nos vocais. Outra performance sensacional é "Something in the rain", muito intimista e com interpretação forte, com a banda bastante afiada e com muita química. Em seguida Kurt apresenta os músicos da banda Meat Puppets para tocarem algumas canções juntos, com Kurt deixando o violão de lado, para apenas cantar. O Nirvana então canta três canções do Meat Puppets, uma da bandas favoritas do Kurt. Eles começam com "Pateau", depois tocam "Oh me" e terminam com a potente "Like of fire". Antes das músicas rola uma brincadeira para trazerem um violão para um dos integrantes. O público começa a pedir várias músicas do Nirvana, os grandes sucessos como "Sliver" e "In bloom", e até mesmo "Rape me", as Kurt brinca que eles não tocam músicas como essa, de forma irônica. Krist chega até a brincar iniciando alguns riffs. Krist então erra o começo de "All apollogies", mas eles reiniciam e tocam muito bem. O show termina de forma memorável, com eles tocando o cover "Where did you sleep last night", uma música folclórica dos Estados Unidos. O tom da canção vai subindo aos poucos e Kurt a canta de forma impactante, fazendo desse show um marco na história da banda.

Nenhum comentário:
Postar um comentário