Nos últimos dois anos existem dois jogadores que estão dominando o circuito da ATP. O nome deles já não é segredo, e em nosso Blog temos acompanhado de perto essa mudança no cenário do esporte, com os Grand Slams sendo vencidos pelo italiano Jannik Sinner e pelo espanhol Carlos Alcaraz. A temporada de 2026 começou do mesmo jeito que em 2025, pois já no primeiro Slam, o Australian Open, o título ficou com Alcaraz, que pela primeira vez consegue vencer esse torneio. Com a conquista, o espanhol também alcançou o primeiro lugar do ranking mundial, e tem a meta de conseguir vir a ganhar os outros principais torneios da temporada.
Ainda que os dois jovens tenistas tem dominado o circuito, ainda temos um leão que não desiste, que segue tentando combate-los. Estou falando de Novak Djokovic, que com trinta e oito anos, segue jogando um tênis de alto nível, e conseguiu com muita garra e choro de sua comissão técnica, chegar na final da Austrália. Após um inicio muito bom, ganhando os primeiros jogos, o sérvio acabou contando com a sorte, pois Jakub Mensik abandonou o campeonato por problemas físicos e o italiano Musetti abandonou a partida das quartas de final quando estava vencendo por dois sets. O grande jogo de Djokovic foi a semi final contra Sinner, quando conseguiu uma épica vitória por 3/2, em mais de três horas de jogo. Do outrom lado da chave, Carlos Alcaraz chegou até a semi final sem perder nenhum set, ganhando de Tommy Paul e Alex de Minaur em sua campanha. Na semi final, mesmo com câimbras, Alcaraz derrotou o alemão Alexander Zverev, em uma partida que demorou mais de cinco horas e terminou com Zverev reclamando muito da proteção ao espanhol, que recebeu atendimento médico, algo que estaria fora das regras. Por fim, 3/2 para o espanhol.
Na final do torneio, Djokovic tinha a dura tarefa de conseguir vencer mais um prodígio do tênis em um mesmo torneio. Talvez se fosse um outro tenista no confronto, o sérvio sairia vencedor, mas teria que fazer milagres para ganhar do número 1 e 2 do mundo em um Grand Slam. Ainda assim, o sérvio dominou o inicio da partida, e vencer o primeiro set por 6/2, abrindo um possível caminho para o triunfo. Acontece que no tênis mundial a pare física conta muito, e com apenas cinte e dois anos, Alcaraz arrebentou no segundo set, vencendo por 6/2, e logo em seguida venceu o terceiro por 6/3. Alcaraz começou a pressionar o saque do Djokovic e com uma força mental muito boa, conseguia ter as melhores ações no confronto. O sérvio ainda teve bons momentos, quebrou o saque do espanhol uma vez, mas não conseguiu manter a vantagem. Carlos foi frio e conseguiu finalizar o jogo por 7/5, faturando pela primeira vez o Australian Open. Djokovic disse que não sabe quanto tempo ainda jogara, mas vai seguir disputando enquanto sentir que tem forças, e agora está na terceira posição do ranking da ATP. Carlos Alcaraz elogiou o sérvio dizendo que ele é uma inspiração, além de dizer que foi uma honra ter Rafael Nadal na arquibancada assistindo a final.

Nenhum comentário:
Postar um comentário