Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Entre nós, um retrato sobre a passagem do tempo

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Amizade é um tema que sempre nos leva a reflexão, e esse é o contexto que se passa o filme brasileiro "Entre nós", de direção do Paulo Morelli, que em uma hora e meia de filme consegue nos levar a imergir na vida de um grupo de amigos, que pode ser identificado com o grupo de qualquer um de nós, pois temos também nossos grupos de amizade. O roteiro trata sobre como a passagem do tempo pode mudar as pessoas, mostrando que não somos mais os mesmo de tempos atrás. O filme começa em 1992, com um grupo de amigos passando alguns dias em uma casa na serra do Rio de janeiro. Porém, um acidente muda a vida de todos, que voltam a se encontrar em 2002, dez anos após o ultimo encontro, com a intenção de abrir as mensagens que deixaram na capsula do tempo dez anos atrás.


A produção traz em seu elenco grandes atores, como o protagonista Caio Blat e Maria Ribeiro. Com eles estão também no filme os atores Paulo Vilhena, Carolina Dieckman, Julio Andrade e Lee Taylor. Tudo começa em 1992, com os aspirantes a escritores Felipe e Rafael conversam sobre seus livros, até que Rafael conta que finalizou o dele e mostra ao amigo, que fica abismado. Um acidente de carro acontece, causando a morte do Rafael. A trama pula então para dez anos na frente, e vemos os amigos voltando a se reencontrar após tanto tempo. Acontece que a vida de cada um tomou um rumo diferente e a proximidade entre eles já não é mais a mesma. Isso acontece em muitos grupos de amigos, com muitos separando devido a estilo de vida diferentes e escolhas que fizeram durante a jornada da vida. O que une os amigos aqui é a lembrança de Rafael e os recados deixados na capsula do tempo. Gus se sente um fracassado e ainda nutre amores por Lúcia. Apesar de transarem, a vida de cada um já não segue o mesmo plano, já que ela é mãe e casada com Felipe, então ele vê que não existe chances para ficar com ela.

O lado cômico fica entre Cazé e Drica, que acabaram se casando, mas mesmo com Drica querendo ser mãe, vê em Cazé uma negativa em ser pai. O grande suspense fica em torno do personagem Felipe, que acabou se tornando um grande escritor, ganhando fama e dinheiro. O problema é que ele esconde um peso, o de ter usado os escritos de Rafael para fazer o seu livro, fazendo do seu sucesso uma farsa. Lúcia percebe que ele mentiu, e tenta força-lo a dizer a verdade. No momento de abrir a capsula do tempo algumas verdades são reveladas, como a de Gus sempre ter sido apaixonado por Lúcia, e Cazé sempre ter Drica ao seu lado, mesmo sem ser pai. Por fim, Felipe não consegue revelar a verdade a todos, apesar dos amigos desconfiarem que o livro de Felipe era do Rafael. Silvana, que havia namorado os dois, tem uma conversa com Felipe onde lhe é dito sobre toda a verdade. Felipe diz que ainda assim o livro é deles, pois é inspirado na vida deles mesmo. Apesar disso, Silvana não aceita isso e fica bem abalada com a revelação. Os amigos vão embora da casa, onde tentaram reviver um momento de suas vidas, mas viram que é impossível reviver aqueles dias de juventude. A cena final é com Felipe e Lúcia no carro voltando para a casa, com ambos refletindo sobre tudo aquilo que viveram. "Entre nós" nos passa essa mensagem, de que o tempo realmente passa e não somos mais os mesmos, assim como as amizades podem não viver mais aquilo que foi vivido no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA