Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Copa América 1997, a dupla Ro-Ro

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

O último título brasileiro nessa competição havia sido em 1989, quebrando um longo jejum brasileiro nesse torneio. Depois daquela conquista muita coisa aconteceu para o Brasil, como por exemplo o tetracampeonato em 1994. Ainda assim, durante metade da década de noventa, a seleção nacional não estava conseguindo ter um bom desempenho pela Copa América, e já fazia oito anos desde aquela vitória no Maracanã. Mas naqueles anos tínhamos uma das melhores gerações já produzidas em nosso país, e seria questão de tempo para sermos campeões da Copa América novamente. E isso aconteceu no ano de 1997, com o torneio sendo disputado na Bolívia. Para apimentar as coisas, a nossa dupla de ataque era explosiva, com Romário e Ronaldo encantando a todos.


Zagallo era o treinador da equipe, levando o melhor que o futebol brasileiro podia proporcionar naquela temporada. Além da famosa dupla Ro-Ro, o ataque ainda contava com Paulo Nunes e Edmundo, que viria a ser o melhor jogador do brasileirão daquele ano. Ainda contávamos com nomes como Djalminha, Leonardo e Denílson, além dos laterais Cafu e Roberto Carlos. O capitão Dunga e volante Mauro Silva seguiam no elenco, com o goleiro Taffarel segundo como titular. Já na estreia contra a Costa Rica, o show brasileiro aconteceu na vitória por 5 a 0, gols de Djalminha, Romário e Ronaldo, que marcou duas vezes. Um elenco como esse tinha conflitos, onde já na primeira partida tivemos Romário saindo nervoso por Edmundo ter entrado em seu lugar. Contra o México nossa seleção tomou dois gols, mas no segundo tempo virou o placar, com Aldair, Romário e um golaço de Leonardo. Por fim, o Brasil encerrou a primeira fase derrotando a Colomba por 2 a 0, com gols de Dunga de falta e outro do Edmundo.

O Brasil apresentava um futebol muito superior dos demais, e a dupla formada por Ronaldo e Romário encantava, tanto pelos gols como pela química que os dois possuíam. Nas quartas de final o desafio seria contra o Paraguai, que tinha uma forte defesa composta por Gamarra e Arce. Mas eles não conseguiram segurar o melhor jogador do mundo, já que Ronaldo marcou os dois gol que garantiram a classificação para a semi final. Se na fase anterior tivemos um desafio, na semi final o Brasil não tomou conhecimento do Peru, aplicando uma goleada por 7 a 0, em um show brasileiro nos gramados bolivianos. Romário fez dois gols, mas acabou sentindo a coxa após a partida, desfalcando o Brasil na final. A partida para decidir o campeão foi contra o time da casa, a Bolívia. O principal perigo seria a altitude do país, mas o talento brasileiro prevaleceu. A dupla de ataque brasileiro foi Ronaldo e Edmundo, e o animal foi quem abriu o placar. Logo em segunda a Bolívia empatou, mas no segundo tempo o Brasil garantiu o título com os gols de Ronaldo, escolhido o craque do campeonato, e Zé Roberto. O Brasil voltava a vencer a Copa América, sendo o primeiro título que nossa seleção conquistava fora do nosso país. Claro, uma das cenas mais épicas acabou sendo de Zagallo, quando ele gritou aos repórteres, "Vocês vão ter que me engolir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA