Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Liderança tranquila, um livro de Carlo Ancelotti

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Um dos treinadores mais famosos do mundo é o italiano Carlo Ancelotti, que nesse ano chegou inclusive a ser cotado como treinador da seleção brasileira. Começando a carreira como treinador, ele passou a ser treinador em seu país natal, treinado times como O Parma e a Juventus, antes de conseguir o seu melhor trabalho, como técnico do Milan, onde ficou por oito temporadas. Ancelotti já foi campeão de todas as principais ligas europeias, mostrando sempre um estilo de liderança tranquila e humana. O livro nos mostra que ele não usa de gritarias ou imposições, mas investe nos relacionamentos com seus atletas. Em sua biografia, podemos aprender algumas lições com o atual treinador do Real Madrid.


O arco da liderança

Carlo tem um estudo onde ele diz que um ciclo de treinador dentro do futebol dura geralmente três anos, mas isso pode acontecer nas mais diversas aéreas de liderança. Todo inicio de um líder começa com um namoro, com ele se aproximando de seu novo clube ou empresa, em seguida começa uma lua de mel, onde ele se da bem com todos e as pessoas gostam de sua forma de agir. Em seguida o alvo é alcançado, seja títulos ou lucros, para por fim o ciclo chegar ao seu final, por desgaste ou por missão concluída.

Criar bons ambientes

A pior atitude de um líder é a imposição por força, ou seja, ficar querendo provar que é o verdadeiro líder e que manda em tudo. Mas um bom líder sabe criar um bom ambiente, sabendo conversar com as pessoas, lidando com a individualidade de cada um. Carlo conta que deixava os jogadores a vontade, sabendo de suas reponsabilidades, mas tendo a liberdade para serem quem eles são. Foi com esse jeito tranquilo que Ancelotti criou ambientes saudáveis em clubes como o Milan, PSG e Chelsea, com a maioria dos jogadores aprovando sua relação com ele.

Não ser obcecado com lealdade, mas com inspiração 

Muitos ficam obcecados em busca de lealdade de seus liderados. Brigam por honra, pedem reconhecimento, mas isso é desgastante, pois muitos podem hoje serem leais, mas ao lhe deixarem, esquecem de tudo. O melhor a ser feito é procurar inspirar seus liderados, levando cada um de sua equipe a ter um desempenho melhor. Procure demonstrar que se preocupa com as pessoas, pois as pessoas não se importam com o quando você sabe, mas com o quanto que você se preocupa com elas.

Adaptação a vários países e clubes

Carlo conseguiu se adaptar em cada lugar onde esteve, seja em seu país natal como em um lugar diferente como a Alemanha. Antes de chegar, o italiano sempre procurava aprender a língua e cultura do local, se conectando assim ao ambiente onde ele passaria os seus dias. Adaptação é a primeira qualidade de um bom líder, pois um a liderança engessada para no tempo e não avança. Ancelotti se mostra preparado para qualquer clube, e nós vimos isso com ele lidando com um clube família como o Milan, um liderado por um empresário como o Chelsea, outro em começo de construção cultural como o PSG e por fim um focado em ganhar campeonatos como o Real Madrid.

Você não pode controlar resultados, mas pode controlar a sua atitude

Não temos controle de como as coisas vão terminar, mas podemos dar o nosso melhor, para que fique mais fácil do resultado terminar de forma positiva. Em um esporte como  futebol, não da para controlar se um zagueiro vai falhar ou se um jogador ira perder o pênalti. Mas se pode investir em treinamento, para diminuir a chance de erros. Assim também é na vida, onde podemos dar o nosso melhor em tudo em que nós venhamos a nos envolver, ficando tranquilo com os resultados. Quando paramos de pensar no fim, aproveitamos mais em focar na nossa atitude. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA