Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Javier Milei, o novo presidente da Argentina

domingo, 26 de novembro de 2023

 Finalmente sabemos quem é o novo presidente da Argentina, após uma disputa no segundo turno entre Javier Milei e Sergio Massa. Enquanto a América do sul vê a Esquerda ganhar espaço e o governo e diversos países, como por exemplo o Brasil com Lula, a Argentina vai para o outro lado, pois com a vitória de Javier Milei, a Direita tem o comando em um dos países sul-americanos. Milei segue a mesma linha de Donald Trump e Jair Bolsonaro, e talvez por isso, teve sua vitória comemorada por ambos. A Argentina vive uma crise terrível, com sua moeda despencando a cada dia. Com isso, o novo presidente tem um desafio enorme. Em sua primeira fala, Milei disse que não veio guiar cordeiros, mas despertar leões.


Massa, o outro candidato, era da ala peronista, que governa o país atualmente. Ele veio com o discurso de salvar a economia do país. O curioso é que ele é o ministro da economia. Se como ministro da pasta que mais esta em crise ele não consegue uma solução, como ele poderia achar que o seu governo consertaria a situação? O interessante é que ainda assim, Massa teve chances de vencer. Por outro lado, Milei segue o velho padrão da nova Direita, não se considerando um politico, mas alguém disposto e com habilidade para mudar a sua nação. Claro que as polemicas também o acompanham, como por exemplo o desejo de liberar armas no seu país, além de querer a aprovação para venda de órgãos, algo que é bastante polêmico. Ele mesmo se considera um libertário e divide o povo argentino com suas ideias. Para muitos, a sua vitória foi surpreendente. Uma outra pauta que o novo presidente quer trazer para discussão é o caso do aborto, pois ele acha que esse tema foi decidido de forma errada no passado, e que agora no seu governo, merece nova discussão e um plebiscito para definir se o ato será liberado.

Uma das principais promessas do novo presidente, é o de tentar salvar a moeda local, buscando dolarizar a moeda e assim abandonar de uma vez por todas o falido peso argentino. A media é uma forma de tirar o país de uma terrível inflação, que chegou a 100% no acumulado do ano. Para termos uma ideia, os brasileiros usando a moeda do Real, conseguem ir em restaurantes argentinos caríssimos, além de ter uma viagem mais barata, tamanho a crise vivida pelos nossos vizinhos. Seguindo na área da economia, Javier também quer fechar o Banco central, para que seja colocados o Dólar em circulação dentro da Argentina. Falando em politica externa, Milei já falou que não gostaria de ter que fazer negócios com o Brasil e com a China. O problema é que ambos países são os principais parceiros econômicos dos argentinos. Isso pode bagunçar muita coisa, já que estava certa a participação da Argentina no BRICS. Com Milei no comando, esse tema será revisitado, pois ele não concorda com o bloco de países que fazem parte do grupo, já tendo criticado inclusive, o Brasil governado por Lula. Com isso, até a presença argentina no Mercosul segue sendo uma incógnita. O principal desafio de Milei é fazer com que suas ideias sejam aprovadas, já que a maioria das cadeiras do senado são do partido de Massa. No próximo ano veremos se a Direita será a solução para os argentinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA