Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Perfect Blue

domingo, 12 de novembro de 2023

Um dos animes mais instigantes se chama "Perfect Blue", que se trata de um roteiro de puro psicológico, onde a realidade começa a se misturar com as fantasias da mente humana. Esse anime tem como criador o famoso Satoshi Kon, que gosta muito de tratar dessa temática. Essa produção japonesa foi lançada em 1997, e em sua duração de 85 minutos somos transportados para a realidade, ou a fantasia, da protagonista Mima, que é uma Idol, participando de uma famosa banda japonesa, o trio chamado "Cham". Chega então o momento em que Mima decide sair da banda, para investir na sua carreira de atriz. Com a mudança repentina da sua carreira, vemos também a sua personalidade e psicológico mudar, já que ela deixa de ser uma garota inocente, para entrar no mundo grotesco da atuação.


Satoshi Kon faz uma critica ao mercado da televisão e filmes, mostrando o quanto as atrizes são levadas a viverem um ritmo de vida que destroem a mente delas. É intrigante vermos Mima sendo levada ao seu limite, realizando cenas que apesar de ousadas, vão manchando toda a sua imagem perante o público japonês. Enquanto isso, a sua antiga banda a substitui por outra idol, e assim vemos o grupo feminino alcançar grande sucesso. Mima vai se afundando psicologicamente, entrando em crise sem saber se fez a escolha certa, enquanto sofre com os abusos de empresários e da mídia. Chega um ponto em que a protagonista começa a confundir as coisas, já não sabendo mais aquilo que é realidade ou uma ilusão de sua mente. O roteiro de "Perfect blue" influenciou a cultura pop como um todo, chegando aos roteiristas americanos. É possível ver o enredo da animação japonesa em filmes como "Réquiem para um sonho" e principalmente em "Cisne negro", que é muito parecido com o anime, mudando apenas o contexto e que sua história se passa. Esse mergulho entre fantasia e realidade acaba por nos enganar, pois chega um momento em que nem nós mesmo sabendo o que é real na vida de Mima.

Ao longo da trama, Mima começa a achar que esta sendo perseguida por um fã, mas aos poucos já não sabemos mais se isso é real ou não. Com um blog famoso, vemos a garota escrever sobre a sua vida, enquanto os comentários começam a mostrar como o público esta lidando com a sua mudança de carreira. Uma das cenas mais tensas é quando Mima é obrigada a fazer uma atuação sexual, manchando de vez a sua imagem. Quantos artistas acabam por seguir essa mesma linha de carreira? Apenas por querer chocar, acabam entrando em um mundo escuro, e as consequências acabam por afetar até mesmo a mente deles. A produção visual do anime é sensacional, pois no começo temos tudo muito colorido, mas conforme a vida da jovem vai se denigrindo, a fotografia começa a ser mais escura, em um tom noir. Até mesmo personagens que achávamos que estávamos ao seu lado, em certo momento não sabemos mais se esta a favor ou contra a garota. Mima começa a lidar com a fama, com o que é verdadeiro e se esta seguindo o seu propósito de vida, enquanto acaba tendo que lidar com um assassino, que esta atrás dela por ser obcecado nela. Por fim, o anime termina como um sonho ou uma ilusão, onde não sabemos se aquilo que vimos foi real ou se foi apenas um momento de ilusão na mente de Mima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA