Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Visitantes

Arséne Lupin, o ladrão de casaca

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Um dos livros mais clássicos da literatura mundial se chama Arséne Lupin, que busca mostrar o personagem que com muito charme realiza diversos assaltos, mas sempre avisa o tipo de roubo que vai acontecer. Lupin é muito inteligente e misterioso, sem ninguém saber qual é a sua verdadeira identidade. O primeiro livro da série se chama "O ladrão de casaca", que foi lançado em 1907, pelo escritor Maurice Leblanc. O alvo de Leblanc era criar um personagem que fosse tão importante para a França assim como Sherlock Holmes tinha relevância dentro da Inglaterra. Lupin desafia sempre o detetive Ganimard, além de zombar daqueles que possuem posições altas, ridicularizando os burgueses.


Em seu primeiro volume dessa grande franquia, vemos as histórias do ladrão sendo colocadas em diversos contos, onde em cada trama apresentada nos mostra uma aventura de Arséne Lupin envolvendo roubos, mistério e diversões. O conto que apresenta o personagem é muito bom, onde vemos um jovem tentando conquistar a Miss Nelly, enquanto todos dentro do navio começam a falar que Lupin esta dentro do transporte, mas sem ninguém saber qual é a sua identidade. Na chegada do navio, o detetive Ganimard esta na espera para prender o ladrão, e todos começam a esperar para saber quem seria o grande vilão. É então que o próprio jovem que conversava com Miss Nelly era o ladrão, e assim é preso. Esse primeiro conto já nos traz um impacto enorme, tamanha a inteligência na escrita de Leblanc. Se esse primeiro conto é uma pancada na cabeça, o segundo conto é ainda mais espetacular, pois vemos um roubo de Lupin acontecer mesmo estando preso. Com isso, vemos que Lupin é usado pelo autor para ser um deboche contra as organizações politicas e ricas da França.

Arséne consegue criar um plano onde rouba quadros de um homem rico em outro país. Ganimard investiga o caso e vê que a sua própria identidade foi usada para enganar aquele homem rico. Ainda na prisão, Lupin avisa que não estará no dia do seu julgamento. O interessante é que de fato isso acontece, pois de maneira sensacional ele consegue trocar de lugar com outra pessoa e assim escapa da cadeia. O Arséne também se mostra uma pessoa que troca de personalidade e visual assim como alguém troca de roupa, o que faz dele um protagonista diferente. O narrador que conta todas as aventuras de Lupin é na verdade um amigo dele, e conta em um dos contos como conheceu Arséne e surgiu a amizade entre eles. Outros contos interessantes também nos são contados, e em cada um deles vemos Lupin se mostrando uma pessoa que possui sentimentos, que preza a amizade e que procura ajudar os pobres, roubando os mais ricos. A última trama do livro que nos é apresentada é quando surge Herlock Sholmes, que sim, é uma homenagem ao detetive inglês. Sholmes chega a encontrar Lupin frente a frente, revelando a identidade do protagonista, dizendo ser um homem chamado Velmont. Lupin roubou o relógio de Sholmes, e quando o devolve, se inicia uma trama que ira ter sua continuidade no próximo volume da franquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

POPULARES DA SEMANA