Apesar do nome do livro ser relacionado com a Argentina, o autor do livro é brasileiro. A obra foi escrita por Fernando Scheeller, que é jornalista por profissão, mas como vemos nessa escrita, um apaixonado por Buenos Aires. A trama do livro traz o amor como tema central, e ele é representado de várias maneiras, seja o amor de um homem por uma mulher, de um pai pelo filho ou de uma pessoa por uma cidade. Trazer Buenos Aires como a localidade da história acaba vindo a calhar, já que a cidade argentina traz com ela uma mensagem romântica, dado o histórico do local. Durante este livro somos levados a diversas emoções, acompanhando os sentimentos de um jovem e como ele lida com o amor.
A estrutura de cada capitulo é interessante, pois o título e descrição é sempre de um personagem falando sobre o outro, por exemplo, "Leonor segundo Hugo", e assim vai se seguindo a cada capitulo. Hugo é o personagem principal da obra, que apaixonado por Leonor, acaba largando tudo no Brasil para ir morar com ela na Argentina. O problema é que as coisas não saíram como ele gostaria, e ela larga ele, que fica perdido, sem saber como seguir em uma cidade que não é a sua casa, se a mulher que ama. O jovem decide ficar, pois se apaixona por Buenos Aires e suas peculiaridades. Eduardo é o amigo do protagonista, que o apoiou nos momentos mais difíceis de sua vida. Apesar de espontâneo e muitas vezes engraçado, ele se mostra um bom amigo para Hugo. Carolina é uma personagem que é apresentada por alguém que foi ajudada por Hugo, e mais tarde sabemos que ela enfrentou problemas complicados em sua vida.
As ruas e todo o contexto da cidade nos é apresentada em cada capitulo, e assim somos capturados tanto pelos personagens como também por Buenos Aires. A principio ficamos com raiva de Leonor. Como assim, ela abandona um homem que largou tudo por ela? Mas os motivos de sua decisão nos é apresentada ao longo da obra. O ponto critico da trama é quando Hugo acaba ficando muito doente, e assim vemos as pessoas se movimentando ao seu redor para ajudá-lo, inclusive o seu pai, chamado Pedro, que acaba vindo do Brasil para passar um tempo com o filho. Sentimos a dor e preocupação de um pai, com medo de perder o seu filho. Por outro lado vemos que Hugo fica se sentindo pressionado, e acaba tendo que lidar com esse cuidado e acaba também fortalecendo sua relação com o pai, e tendo que lhe perdoar pelos erros do passado. Amor segundo Buenos Aires é um livro que toca nos mais diversos assuntos, nos levando a refletirmos sobre diversas questões. É uma obra leve e bem escrita, que consegue construir ótimos personagens em torno de Buenos Aires, que assiste tudo isso de perto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário